Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu posse a um novo membro no quadro, em ato realizado na sede da instituição, em São Luís, na última segunda-feira (04). Desta vez foi o maranhense de Porto Franco, João Paulo de Oliveira Aguiar que tomou posse como defensor público e nos próximos dias passará por capacitação onde serão apresentados as ações, serviços e estrutura administrativa da instituição. João Aguiar chega em substituição a Mayara Batista Braga, que pediu desligamento da DPE.
O defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior, o subdefensor-geral, Emanuel Pereira Accioly, e o corregedor-geral da DPE/MA, Antônio Peterson Barros Rêgo Leal, deram boas-vindas ao novo defensor. Na ocasião, o defensor-geral, após assinar o termo de posse, falou sobre a dinâmica das atividades realizadas pela instituição, destacando a importância da atuação dos defensores públicos para o Sistema de Justiça e para o processo de fortalecimento institucional.
“Apesar de nova, a Defensoria Pública é fundamental no Sistema de Justiça e na garantia de direitos à população socioeconomicamente vulnerável. Ficamos satisfeitos em dar posse à mais um membro da carreira que muito contribuirá nessas garantias e, consequentemente, para o fortalecimento da instituição”, disse.
O defensor João Aguiar, que estava acompanhado de familiares, falou um pouco de sua satisfação em ingressar na DPE. “Gostaria de externar a imensa alegria de integrar o quadro de defensores no Maranhão, estado onde nasci, me criei e iniciei minha carreira na área jurídica. Sinto-me orgulhoso em fazer parte desse seleto grupo de profissionais vocacionados a servir aqueles que mais precisam, isto é, cidadãos necessitados que têm diversos direitos sonegados pelo simples fato de serem pobres ou por fazerem parte de minorias”, enfatizou o novo membro, que passou, anteriormente, pelos quadros funcionais de Ministério Público e Tribunal de Justiça.
Após a solenidade de posse, o subdefensor Emanuel Accioly apresentou ao novo colega a estrutura da sede da DPE e servidores da instituição.
A DPE conta, atualmente, com um quadro formado por 173 defensores públicos, atuando em 39 núcleos regionais, que propiciam o atendimento jurídico e asseguram direitos a milhares de maranhenses, que não têm condições de pagar um advogado ou vivem em situação de vulnerabilidade social.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?