Foto:
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que transcorreu em 19 de agosto, foi realizada em São Luís mais uma edição da Ação Social destinada a esse segmento da sociedade. Assim como na edição anterior, a Defensoria Pública estadual (DPE/MA) foi, por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), uma das instituições parceiras do evento, realizado na Praça de Santo Antônio, Centro de São Luís. Das 8 às 12 horas, centenas de pessoas que vivem nessa condição de vulnerabilidade social puderam ter acessos a diversos serviços oferecidos pelos órgãos e entidades participantes.
No local da atividade, o NDH montou um balcão de atendimento coordenado pela defensora pública Clarice Viana Binda. A equipe, composta ainda pela assistente social Maria de Guadalupe Barros, três estagiárias e um servidor de apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (UTI), prestou dezenas de atendimentos ao público alvo e a demais assistidos que procuraram a Defensoria para solucionar algum problema ou simplesmente para uma orientação.
O NDH também ajudou no planejamento e coordenação do evento, promovido pelo Movimento de População em Situação de Rua, no âmbito de São Luís, que tem na liderança José Marques.
A ação contou com atendimento jurídico e social pela Defensoria Pública, emissão de documentação básica e de cartão do SUS, consultas oftalmológicas, avaliação nutricional, consultório na rua, vacinação, aferição de pressão, orientação ao consumidor pela equipe do Procon/MA, dentre outros.
A maioria dos atendimentos prestados pela DPE/MA foram para pessoas que necessitavam tirar a segunda via da certidão de nascimento e outros documentos civis, como fizeram Luís Carlos Alípio Santos, Antônio José Gomes de Araújo e Pedro Pantaleão da Silva Filho. Já a senhora Mayla Alves Araújo compareceu ao balcão da Defensoria Pública para requerer uma certidão de antecedentes criminais e solicitação de divórcio. Nesse caso específico, a defensora Clarice Binda encaminhou-a para o atendimento no Núcleo Cível da instituição.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?