Foto:
Cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), acompanharam no dia 30 de abril, palestra ministrada pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Isabel Lopizic, sobre a temática “Maus Tratos e Violência contra a Pessoa Idosa”, realizada ao auditório Vermelho do Hospital Universitário Presidente Dutra. Ainda no mesmo dia, a assistente social esteve no campus do Bacanga, abordando questões acerca do envelhecimento em conversa com uma turma de acadêmicos de Direito.
Os alunos do curso de Enfermagem, da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de violência contra o idoso, que são acompanhados pelo Ciapvi. Em outro momento da palestra, ela tratou sobre a questão da gerascofobia, que é o medo de envelhecer.
“Há muito tempo ouvimos falar de pessoas que não lidam bem com a passagem dos anos e/ou com a entrada numa fase do ciclo de vida mais próxima da morte. De um modo geral, e apesar de a esperança média de vida ser cada vez maior, não é só o medo da morte que nos angustia. Estamos genericamente cada vez mais preocupados com o envelhecimento e os seus danos, no entanto, há pessoas que se destacam pela angústia e ansiedade com que lidam com estas alterações”, destacou Lopizic, que agradeceu o convite feito pelo professor Rafael de Abreu Lima.
Ela também destacou, em sua fala, que as políticas públicas devem ser direcionadas à promoção de melhorias das condições de vida dos sujeitos a quem se destinam, sobretudo, dos segmentos mais vulneráveis, a partir da configuração de mecanismos de distribuição de renda e equidade social.
Lopizic fez, ainda, uma referência ao que define a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), sobre a envelhecimento: “Um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?