A Defensoria Pública do Estado do Maranhão empossa novo defensor público

05/04/2010 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública-Geral do Estado do Maranhão (DPE-MA) empossou, nesta terça-feira (30), a defensora pública Lize da Conceição Maciel de Sá, aprovada no último concurso. A nova defensora será integrada à equipe do Núcleo de Itinerância e Projetos Especiais, que atualmente está participando do Mutirão Carcerário, em Imperatriz.

A titular da instituição, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, abriu a solenidade fazendo uma explanação geral sobre o papel social do defensor público na promoção da cidadania e na garantia dos direitos dos menos favorecidos da capital e do interior do Estado. Destacou ainda o novo momento vivido pela Defensoria Pública, que vem atuando não só frente ao Poder Judiciário ou na prestação de orientação jurídica, mas aos poucos somando conquistas no âmbito extrajudicial, para o qual tem garantias e prerrogativas legais. “Temos uma responsabilidade social muito grande, por isso precisamos pautar nossa atuação na tolerância, respeito e seriedade, para que possamos cumprir a nossa missão que é garantir direitos a quem precisa, contribuindo para uma sociedade mais justa e menos desigual”, concluiu a defensora-geral.

Lize da Conceição é maranhense e assume o cargo cheia de expectativas. Acredita que agora pode efetivamente ser uma cidadã mais atuante na luta pela garantia dos direitos daqueles que sempre viveram à margem da sociedade, vendo suas garantias constitucionais serem usurpadas. “Vou empenhar-me bastante e dedicar-me com afinco na promoção da dignidade humana dos maranhenses, especialmente daqueles que, muitas vezes, foram por quase toda a vida injustiçados”, comenta.

Compromisso - O corregedor-geral José Augusto Gabina de Oliveira, presente à solenidade, deu boas-vindas a mais nova integrante da Instituição, lembrando que devido ao déficit de defensores no Estado, quadro comum em todo o país, “é preciso fazer sempre mais do que nos é proposto inicialmente. Com o quadro de apenas 46 defensores para atender todo o Estado, temos sempre que nos desdobrar. Graças a esse nosso compromisso, os resultados têm sido satisfatórios, com 99 mil atendimentos em 2009”, comemora. Também participaram da solenidade, os defensores Diego Ferreira de Oliveira, Antônio Peterson Leal, Lindevânia de Jesus Martins e Murilo Guazzelli.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON