Foto:
Quatro instituições de longa permanência para idosos (ILPI) de São Luís foram beneficiadas, nesta sexta-feira (12), com uma ação conjunta da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Associação de Titulares de Cartórios do Maranhão e a empresa Eneva. Foram doados móveis e materiais que garantirão uma melhor qualidade de vida às pessoas abrigadas nestes espaços.
Conduziram a entrega das doações o defensor público do Núcleo do Idoso, Saúde e Pessoa com Deficiência, Cosmo Sobral; a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic; o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, Benito Pereira Filho; e a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles.
Foram entregues 15 roupeiros, 15 camas box conjugadas, uma mesa de sinuca e uma mesa de pebolim, além de dezenas de itens de recreação e entretenimento voltados para os idosos. A doação beneficiou o Asilo de Mendicidade de São Luís, a Casa Lar São Vicente de Paulo, a ILPI Municipal “Lar Calabriano” e a ILPI mantida pelo Governo do Estado “Solar do Outono”.
Segundo o defensor público-geral do Estado, Alberto Bastos, a ação foi mais uma conjunção de esforços do poder público, sociedade civil e iniciativa privada em prol da população mais vulnerável. “Assim como no ano passado, nos unimos novamente para levar a essas pessoas qualidade de vida, entretenimento e mais afeto. E com essa importante parceria conseguimos concretizar isso, neste momento, em que enfrentamos um dos cenários mais críticos da pandemia”, disse Bastos, durante a entrega simbólica das doações na sede da Defensoria, oportunidade em que alinhavou futura parceria com a Eneva, que irá viabilizar a realização do Curso de Cuidador de Idosos, desenvolvido pela Defensoria.
A doação do mobiliário foi realizada pela empresa de energia Eneva, que já realizou doações de cestas básicas, em parceria com a DPE/MA, em meados de 2020. “Para nós, é motivo de muita alegria poder contribuir com questões sociais como esta, voltada para os idosos, público mais vulnerável neste momento de pandemia”, afirmou a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles.
De acordo com o diretor Benito Pereira Filho, outras empresas interessadas podem fechar parcerias com a Defensoria e a Associação de Titulares de Cartórios do MA em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade. “As instituições que quiserem se juntar a nós para ajudar os idosos neste momento podem nos procurar. A ajuda é sempre bem-vinda e os idosos precisam da nossa solidariedade”, disse.
Os representantes das instituições de longa permanência beneficiadas agradeceram a sensibilidade dos órgãos e da empresa responsáveis pela doação e destacaram a importância desta iniciativa. “Os idosos que estão nas ILPIs são pessoas que foram abrigadas sem ter nada, desprovidas financeiramente e afetivamente. As instituições que fornecem tudo que eles precisam. Por isso, essa parceria e as doações feitas são indispensáveis para que isso aconteça”, destacou Glécio Sandro Silva, diretor da ILPI Solar do Outono e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima).
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?