Foto:
Foram retomadas, no final de novembro, as inspeções em instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) localizadas na Região Metropolitana de São Luís. As visitas foram realizadas pelo defensor público Cosmo Sobral, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic.
Anteriormente, haviam sido inspecionados o Lar Bela Vida, o Solar do Outono e o Lar de Idosos Calabriano. Agora, foi a vez de visitar o Recanto do Aconchego, instituição privada e inaugurada há pouco tempo no Olho d’Água, e o Asilo de Mendicidade, que foi fundado em 1919 e é mantido pela Loja Maçônica Renascença.
Segundo o defensor Cosmo Sobral, as ações têm como objetivo verificar as condições de funcionamento das instituições e de acolhimento dos idosos para garantir a proteção dos mesmos e a promoção dos seus direitos. “Além de verificar se as ILPI’s estão cumprindo obedecendo as regras básicas da Anvisa, como a Resolução RDC Nº 283/2005, aproveitamos a oportunidade para aproximar as gestões e a Defensoria para garantir um trabalho integrado e mais eficaz”, destacou.
Ainda de acordo com o defensor, foi possível verificar condições sanitárias e estruturais adequadas em todas as instituições visitadas até o momento. O trabalho deverá continuar até que todas as casas sejam inspecionadas. “Daremos continuidade a esse projeto de inspeção das instituições de longa permanência de idosos para aproximação com as gestões dessas casas e também para nos colocarmos à disposição na buscar de soluções para as demandas que surgirem”, disse.
Além de verificar as boas condições do Asilo de Mendicidade, o defensor público e a coordenadora do Ciapvi puderam encontrar, entre os residentes, um homem idoso que foi resgatado em ação conjunta pela DPE/MA e outras instituições, em 2018. O homem vivia sozinho, anteriormente, em um barraco em condições precárias no bairro São Francisco.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?