Defensoria integrará Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, que será inaugurada nesta sexta-feira

14/08/2020 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) ganhará, em Imperatriz, um novo espaço de atendimento voltado à defesa e promoção dos direitos de mulheres vítimas de violência. É que será inaugurada nesta sexta-feira (14), às 16h, a Casa da Mulher Maranhense, a primeira do Brasil construída e gerida com recursos do Estado e localizado fora da capital. O novo espaço, que beneficiará a população da região tocantina, contará com a presença de defensor público com atuação na área.

A solenidade de inauguração será transmitida ao vivo através das redes sociais (YouTube: GovernoMa, Instagram: governoma e Facebook: governodomaranhao). O evento será conduzido pelo governador Flávio Dino e pela secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro, e contará com a participação do defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa bastos, demais autoridades do Legislativo e Judiciário, Ministério Público e membro da sociedade civil organizada.

A Casa, concebida com o propósito de realizar atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência, se diferencia por integrar em um só lugar todos os órgãos da Rede de Enfretamento à violência contra as mulheres, como Apoio Psicossocial, Delegacia, Patrulha Maria da Penha, Juizado, Ministério Público, além da DPE/MA.

“A Casa da Mulher surge baseada no modelo da Casa da Mulher Brasileira, que é um equipamento extremamente eficiente e importante para o combate à violência contra as mulheres. A Casa da Mulher Maranhense que está sendo inaugurada em Imperatriz, é a primeira casa no Brasil construída e gerida com recursos estaduais e localizada fora de uma capital. O Governo do Maranhão sai à frente nacionalmente quando leva um equipamento de extrema importância para as mulheres para o interior do Estado”, pontuou Nayra Monteiro.

Alinhamento - Detalhes para garantir a presença da Defensoria na Casa da Mulher de Imperatriz foram alinhados, em fevereiro deste ano, com o defensor-geral Alberto Pessoa Bastos, ao receber em seu gabinete, em São Luís, a visita da então secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana do Gás, a secretária adjunta da Semu, Nayra Monteiro, e a diretora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, Susan Lucena.

Ficou acertado, durante a reunião, que o novo espaço contará, diariamente, com a atuação de um membro da Defensoria Pública. “Assim como ocorre em São Luís, também estaremos presentes neste centro de referência no cuidado à mulher, para garantir a defesa dos seus direitos”, destacou Alberto Bastos, na ocasião.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON