Foto:
Com a atuação do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Rosário, cerca de 300 famílias que vivem no povoado de Nambuaçu de Baixo, na Zona Rural daquele Município, serão contempladas com obras de melhorias na estrutura, urbanização e capacitação dos seus moradores.
Esta semana foi firmado acordo extrajudicial coletivo envolvendo as empresas do ramo da mineração e construção civil, a Defensoria Pública e a associação de moradores local, garantindo a realização de benfeitorias em favor da comunidade.
Pelo acordo, a empresa que adquiriu uma pedreira existente na localidade se comprometeu a realizar pavimentação asfáltica, sinalização, lombadas e redutores de velocidade da via de acesso do povoado até a rodovia, bem como a construir um posto de saúde para a comunidade.
As tratativas foram iniciadas em 2020 pelo defensor público Alex Pacheco, sendo continuada pela defensora pública Suzanne Lobo, que redigiu as cláusulas do acordo, que foi submetido à aprovação da própria comunidade e das empresas envolvidas. Neste momento, a ação está sendo acompanhada pelo defensor público titular em Rosário, Igor Souza Marques.
Visando oportunizar o emprego e renda dos cidadãos da região, a empresa ainda promoverá cursos de capacitação profissional gratuita aos moradores do povoado, com garantia de transportes aos moradores, mediante convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, assim como priorizará a contratação de profissionais que residem no local.
O descumprimento das obrigações assumidas poderá gerar Ação Civil Pública, execução específica das obrigações de fazer ou não fazer, bem como outras providências cabíveis. Ainda, o acordo não impede que a DPE exerça suas funções ou prerrogativas constitucionais ou infraconstitucionais na defesa de qualquer outro direito coletivo ou individual homogêneo, relacionado, direta ou indiretamente, em favor da comunidade de Nambuaçu.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?