Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) recebeu 600 máscaras de proteção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). As máscaras de tecido foram produzidas por internos do Complexo Penitenciário São Luís, como medida de fortalecimento das ações de prevenção ao novo coronavírus.
Os itens doados à DPE/MA fazem parte da produção total de 1 milhão de máscaras de proteção confeccionados por 190 internos de três unidades prisionais do Complexo Penitenciário São Luís: as Unidades Prisionais de Ressocialização São Luís (UPSL) 1 e 5 e a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís.
Segundo o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a parceria deve se estender com a produção de máscaras de TNT que serão entregues a assistidos da Defensoria durante o atendimento presencial nas unidades da capital, quando as atividades forem retomadas na instituição.
Ainda de acordo com o defensor-geral, a doação é de grande importância para a sociedade tendo em vista todo o retorno que a ação produzirá. “Em nome da Defensoria, agradeço mais esta parceira com a Seap. Estes EPIs geraram uma grande economia para a instituição, pois já poderemos contar com esses itens de proteção quando as atividades retornarem. Além disso, essa iniciativa contribui para a ressocialização dos internos, que terão mais facilidade para reinserção no mercado de trabalho, após o cumprimento de suas penas”, destacou Alberto Bastos.
“Os internos estão em três frentes de trabalho no que diz respeito à produção de materiais de prevenção. Eles confeccionam as máscaras de tecido, de TNT e os jalecos que também são de TNT. A ideia é tornar a mão de obra carcerária cada vez mais útil à sociedade”, explicou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.
Os presos envolvidos na produção são remunerados com ¾ do salário mínimo pelo trabalho realizado e contam com o benefício da remição de pena. A cada três dias de trabalho, eles têm reduzido um dia no sistema prisional.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?