DPE/MA e SENAI certificam participantes dos cursos de “corte e costura” e “assistente administrativo”

16/10/2023 #Administração
img

Foto:

Foram certificados nesta segunda-feira (16), durante cerimônia realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, os alunos que concluíram os cursos profissionalizantes de corte e costura e auxiliar administrativo, uma parceria entre a instituição e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA).

“Esta é uma parceria que deu super certo e tem rendido muitos frutos. A gente consegue capacitar diversas pessoas, sejam assistidos, servidores, o público externo da Defensoria Pública. Estamos muito felizes em poder entregar este resultado e em oferecer uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho aos participantes dos cursos ofertados até aqui”, afirma a 1ª subdefensora-geral do Estado, a defensora pública Cristiane Marques.

O convênio oferta capacitações para populações vulneráveis, como quilombolas, indígenas, hipossuficientes e pessoas trans, e fomenta a geração de emprego e renda por meio de política de fortalecimento e do protagonismo comunitário. No curso de “Costura sob medida – modelagem, corte e costura” foram ensinadas noções básicas de corte e costura, seguindo princípios estéticos e normas técnicas. Já no curso de assistente administrativo, os participantes fizeram imersão em atividades e procedimentos internos, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho, dentre outras atribuições. 

“É muito importante essa nossa parceria, quando estamos de mãos dadas pela inclusão socioprodutiva dessas pessoas. Parabenizamos a Defensoria Pública do Maranhão, por abrir essa perspectiva para grupos que precisam da inclusão no mercado de trabalho com educação profissional e tecnológica de qualidade. O SENAI, por sua vez, vem com a capacitação para que este público entre no mundo profissional com mais facilidade”, conta o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.

Oportunidade que rendeu ao casal Gilvan Emanoel Nascimento Alcântara e Italo Ruan de Jesus Pereira, ou Jade Hwskaier e Agnes Bronkson, como preferem ser chamadas, o aperfeiçoamento de atividades que já vinham desenvolvendo em seu ateliê de costura. Além da conclusão no curso de corte e costura, Jade e Agnes foram também presenteadas com bolsas integrais concedidas pelo SENAI para o curso profissionalizante de “Mecânico em máquinas de costura”.

“Nós estamos imensamente agradecidas e felizes pela oportunidade concedida no curso de corte e costura ministrado no SENAI e que foi disponibilizado pela Defensoria Pública do Maranhão. Uma chance de enriquecer o nosso conhecimento, já que nós temos um ateliê na área e uma forma de nos capacitar cada vez mais”, agradece a designer de costura, Jade Hwskaier.

Como política de valorização, a DPE/MA tem incentivado servidores, colaboradores, terceirizados e o público externo a participarem de tarefas de fomento à economia e à realização pessoal. Prova disto é que uma das participantes do curso de assistente administrativo, Eliade Pinheiro Araújo, exercia a função de serviços gerais e hoje, após a conclusão da capacitação, foi promovida e passou a atuar como telefonista no edifício-sede da instituição do sistema de justiça.

“Faço parte da família Defensoria há 9 anos. Comecei como serviços gerais e agora sou telefonista. Fiz o curso pela parceria da DPE/MA com o SENAI, que pra mim foi uma grande oportunidade. Além disso, também estou cursando a faculdade de administração e eu só tenho a agradecer. O meu sentimento é de vitória e estou, a cada dia, subindo uma degrau”, celebra a estudante de administração Eliade Araújo.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON