Foto:
A Defensoria Pública estadual deu mais um importante passo, nessa semana, para o fortalecimento da aproximação entre a instituição e os conselhos tutelares da região metropolitana de São Luís. Por iniciativa do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NDCA), com apoio do Psicossocial da instituição, conselheiros, eleitos e empossados recentemente, foram recebidos na sede da instituição, na capital, para a primeira reunião de alinhamento de ações estratégicas para 2020.
“Por conta da posse dos novos conselheiros, vimos a necessidade de reuni-los em nossa instituição para darmos continuidade ao trabalho conjunto que a Defensoria já realiza com os conselheiros tutelares e com a rede de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no estado”, explicou o defensor público titular do NDCA, Joaquim Gonzaga Neto, responsável por conduzir a reunião, juntamente com a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Silene Gomes.
Durante o encontro, também realizado com a intenção de dar boas-vindas aos novos integrantes, o defensor público apresentou a instituição, destacando sua importância na garantia do acesso das populações vulneráveis aos seus direitos. Falou também sobre fluxos e processos de comunicação entre as instituições, discutiu a necessidade de implementação de uma agenda, com reuniões periódicas, e ainda a realização de atuações conjuntas, como a realizada com a participação também da Polícia Militar, com o propósito de coibir o consumo de bebidas alcóolicas entre adolescentes, na área da Praia Grande.
O subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, também esteve com os novos conselheiros, momento em que exaltou a atuação deles em favor da causa. “O papel dos conselhos tutelares é de extrema importância para combater violações aos direitos de crianças e adolescente e o trabalho da Defensoria só tem a crescer com essa aproximação”, disse, acrescentando que a instituição já estuda a possibilidade de reeditar o curso de formação para conselheiros tutelares, realizado anteriormente.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?