Foto:
Uma pesquisa divulgada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na última segunda-feira (2), indica que 78% da sociedade aprova atuação da Defensoria Pública. Os dados integram o Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro.
Foram avaliados nos quesitos conhecimento, confiança e avaliação no sistema de Justiça: Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal Superior do Trabalho, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral da República, Conselho Nacional de Justiça, Núcleos ou Centros de Conciliação, Advocacia Geral da União e Superior Tribunal Militar.
A Defensoria obteve 78% de aprovação, o maior índice obtido na avaliação feita pela sociedade, que mostra que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”. A Defensoria também esteve à frente das outras instituições nos quesitos confiança (59%) e conhecimento (81%).
Ainda de acordo com a pesquisa, a Defensoria Pública também é líder na análise de sua atuação feita por advogados: 86% dos profissionais consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”.
Segundo o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, os resultados representam um importante indicativo para a instituição. “No Maranhão, temos priorizado o acesso da população aos seus direitos de forma mais célere e mais resolutiva, com ações e objetivos voltados ao fomento da solução administrativa de conflitos. Esses resultados mostram que estamos trilhando o caminho certo”, disse.
A pesquisa - O Estudo foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos, em todas as regiões do País. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?