Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio da Escola Superior, realiza nos dias 14 e 15 de setembro, a Jornada Formativa Eu & Ela: Repensando o Gênero. A programação é voltada para os profissionais e estagiários contratados para o projeto nas regiões de Santa Inês e Imperatriz, a partir de convênio com a Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As aulas ocorrerão de forma online, por meio da plataforma Google Meet, das 8h às 18h. Participantes que registrarem presença, por mensagem no chat, receberão certificado de 16h/aula. Interessados que não façam parte do público-alvo podem assistir à formação na qualidade de ouvintes.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira (14), a primeira palestra foi ministrada pela defensora pública do Núcleo de Execução Penal (NEP), Maiele Morais. O encontro teve como tema “Violência de gênero e interseccionalidades”. Às 10h foi a vez da defensora pública do Maranhão, Claudia Isabelle, discorrer sobre o assunto “O Ciclo da violência doméstica”.
Pela tarde, a Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Daniele Bittencourt, falará sobre o tema “A metodologia reflexiva como instrumento de desconstrução das masculinidades e da violência”. E, fechando o primeiro dia de palestras, a defensora pública do Maranhão, Ana Laura Almeida, ministrará a palestra “Criminologia crítica: reflexões sobre o consentimento”.
A Jornada Formativa Eu & Ela: Repensando o Gênero será retomada nesta sexta-feira (15), a partir das 8h, com o bate-papo “Questões Práticas do Convênio”, com Kleldilene Pinheiro, Supervisora de Convênios da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
O cronograma prevê, às 9h, palestra com a jovem Julia Nabate, do Coletivo Menina Cidadã com o tema “A violência contra meninas: como intervir?”. Na sequência, será exibido o documentário “O Silêncio dos Homens”. Por fim, a assistente social Yasmin Pereira e a psicóloga Patrícia Oliveira conduzirão dois momentos com os(as) profissionais e estagiários(as) do projeto Eu & Ela: a oficina intervencionista e conversa sobre experiências e desafios do projeto "Eu & Ela São Luís".
EU & ELA: REPENSANDO O GÊNERO
Desenvolvido pela Defensoria Pública do Maranhão, com recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o projeto contribui para a reabilitação dos internos envolvidos em crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher que cumprem pena em unidades prisionais da capital maranhense.
Além da reabilitação, o “Eu & Ela” fortalecer os vínculos familiares dos internos, por meio da criação de salas de espera de educação em diretos que contribuem para o fim do ciclo nocivo da violência doméstica.
A ideia central do projeto é promover a reeducação de gênero no ambiente prisional, no atendimento dos presos, de suas famílias, bem como das vítimas efetivas ou potenciais da violência doméstica.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?