Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Imperatriz, realizou, recentemente, atividades voltadas à campanha do Outubro Rosa nas instalações do núcleo e na Unidade Prisional de Davinópolis. As ações tiveram como foco a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
No dia 24, foi realizada uma roda de conversa e ministradas palestras sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças na Unidade Prisional de Davinópolis. A ação foi conduzida pela defensora pública Moema Zocrato e pela assistente social Liana Oliveira, que contaram com o apoio das enfermeiras Sabrina Silva e Elisângela Moura.
Na ocasião, foi discutida ainda a assistência em saúde prestada às pessoas privadas de liberdade, sendo aberto espaço para que as detentas falassem sobre as dificuldades enfrentadas na realização de exames. As dificuldades narradas pelas mesmas serão objeto de providências pela DPE/MA.
No dia 29, a atividade foi realizada no Núcleo Regional de Imperatriz, em parceria com a Divisão Municipal da Saúde da Mulher do Centro de Especialidades Três Poderes. Durante a ação, a coordenadora de Saúde da Mulher de Imperatriz, Thamisa Fialho, destacou que o autoexame e a consulta regular com um médico devem ser tratados sempre como prioridade. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maior será a eficácia do tratamento”, explicou.
Acompanhando toda a atividade, o defensor público João Paulo Aguiar, ressaltou a importância de poder levar informações como estas às assistidas pela Defensoria, garantindo assim que o poder público cumpra com seu dever de fornecer acesso a saúde. “É louvável apoiar essa causa e esclarecer sobre os direitos a quem faz jus às assistidas, principalmente a realização de mamografias, tratamento e reconstrução mamária por meio do Sistema Único de Saúde”, enfatizou.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?