Foto:
O defensor público Davi Rafael Silva Veras, do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, participou, nos dias 21 a 23, da Oficina de Qualificação da Atenção Neonatal do Estado do Maranhão. O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização das Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Na ocasião, o defensor compartilhou, com médicos e enfermeiros participantes do evento, um pouco da experiência com o projeto “Todos pela Atenção Básica”, que visa ao fortalecimento do serviço de atenção básica e redução dos óbitos maternos e infantis no Maranhão.
O projeto também foi apresentado no evento pela presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, Marynea Vale. A instituição é uma das signatárias do projeto junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).
O projeto, idealizado pelo Núcleo da Criança e do Adolescente (NDCA) e pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Defensoria Pública do Estado, tem como proposta aplicar nas unidades de saúde que realizam partos e também em unidades básicas de saúde um questionário para identificação situacional de atendimentos em gestantes, puérperas e bebês. Com as informações coletadas, serão geradas notificações e promovidas ações para garantir a melhoria do serviço de atenção básica e o enfrentamento ao elevado índice de mortalidade infantil de criança até um ano de idade.
“Esse evento foi muito convergente com a proposta do nosso projeto “Todos pela Atenção Básica”. Foram tratadas questões como a harmonização de boas práticas de cuidados neonatal, protocolos e transporte, todos temas centrais do projeto. Por isso, foi importante estarmos lá, não só buscando capacitação, mas também falando sobre essa iniciativa para conjugar esforços e reduzir os índices de mortalidade infantil”, destacou o defensor Davi Veras.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?