Defensoria realiza encerramento da Campanha de Conscientização da Violência contra o Idoso

05/07/2019 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), realizou solenidade de encerramento da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa nessa quinta-feira (4). A campanha teve como tema “Pessoa Idosa: Eu Respeito” e contou com uma vasta programação. Foram promovidas atividades como palestras ministradas por defensores públicos, capacitações, visitas, audiência pública, panfletagem e ações culturais em instituições de saúde e ensino, com foco no empoderamento da pessoa idosa.

Prestigiando o evento, o defensor-geral Alberto Bastos destacou as atuações extrajudiciais que vem sendo implementadas pelo Núcleo de Defesa da Saúde, Pessoa com Deficiência e Idoso, como foi o caso da carteira de prioridade especial aos idosos com mais de 80 anos, que garante que as pessoas nessa faixa etária devem ter suas demandas atendidas com preferência em relação aos demais idosos, em processos judiciais e saúde, exceto em casos de emergência.

“Estamos atuando fortemente, também, na questão dos empréstimos fraudulentos e tivemos, recentemente, uma decisão favorável em relação ao cartão de crédito rotativo, que gerava uma dívida impagável para muitos idosos, e nós conseguimos proibir essa prática no estado. É por causa de iniciativas como essas que elevamos o trabalho da Defensoria Pública a um patamar de referência e conseguimos mudar a realidade para a pessoa idosa”, destacou o defensor-geral.

Também presente na solenidade, o subdefensor-geral Gabriel Furtado adiantou que será realizada uma nova edição do curso de Cuidador de Idosos. “Já houve a autorização da gestão e foram iniciadas as tratativas para mais um curso, que oferece subsídios teóricos e práticos sobre diversos aspectos do envelhecimento a profissionais de diversas áreas e, sobretudo, aos próprios familiares de idosos”, adiantou.

O secretário de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco, prestigiou o evento, representando o governador Flávio Dino. Na ocasião, ele parabenizou a iniciativa da Defensoria Pública. “Nós precisamos cuidar dos idosos, até porque todos nós seremos idosos um dia. É preciso fazer com que toda a sociedade esteja sensível a essas causas”, declarou.

Parceiros - Com o encerramento das atividades, o Ciapvi reuniu as instituições parceiras que integram a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) para apresentar o relatório das atividades da campanha. Além disso, a programação também contou com apresentações de corais da “Terceira Idade” (UNITI/UNABI/SESC/CBPMMA), sob a regência de Francisco Newman e Raimunda Belarmino, e a apresentação do Boi “Brilho do SESC”, do SESC Maranhão.

Atuação – Durante a solenidade de encerramento, a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, destacou a importância das ações para a promoção do envelhecimento saudável. “O nosso número de atendimentos no CIAPVI exemplifica bem o quanto precisamos realizar ações como essa todos os dias. Foram 813 casos de violência atendidos somente de janeiro a junho deste ano. Trata-se de uma realidade preocupante que precisa ser combatida por toda a sociedade”, disse.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON