Núcleo de S.J. de Ribamar realiza evento em alusão ao Dia do Orgulho LGBT

01/07/2019 #Administração
img

Foto:

O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) em São José de Ribamar promoveu, no último dia 28 de junho, uma programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBT. Foram realizadas palestras, roda de conversa com os defensores públicos da unidade e performances artísticas.

O evento integra o calendário de atividades que estão sendo realizadas pela unidade da DPE. Num primeiro momento, foi realizado um ciclo de palestras sobre “Identidade, Igualdade e Justiça”. Depois, sobre o empoderamento e a proteção à mulher vítima de violência. Na última semana, sobre visibilidade e educação em direitos para a comunidade LGBT.

De acordo com o coordenador do Núcleo, o defensor Éviton Marques da Rocha, a proposta é dar visibilidade aos diferentes públicos abordados e promover uma aproximação com a sociedade. “Essa também é uma função institucional da Defensoria. É a partir de momentos como este que podemos construir algo muito importante que é o diálogo. Precisamos ouvir o diferente, entender, trazer essa diversidade para discutir e propor novas políticas públicas”, destacou.

Estiveram presentes no evento, representantes da comunidade da Região Metropolitana de São Luís, dentre eles Babalu Rosa, transexual que luta pela garantia de direitos do público LGBT, além da equipe do Núcleo Regional.

A programação contou com uma roda de conversa com os defensores públicos da unidade: Clara Welma Florentino e Silva, Bruno Antônio Barros Santos, Carlos Eduardo Rebouças e Éviton Marques da Rocha sobre a garantia e efetivação de direitos da comunidade.

Além disso, também foi ministrada uma palestra sobre o tema pelo advogado e professor universitário Thiago Viana e apresentadas performances artísticas pelo professor João de Deus e pela transformista Valeska Furtado.

O Dia do Orgulho LGBT é inspirado pela Revolta de Stonewall, episódio ocorrido em Nova Iorque, em que frequentadores do bar Stnowall Inn reagiram a uma das batidas policiais no estabelecimento e deram início a protestos que marcaram o movimento LBGT nos Estados Unidos.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON