DPE/MA prepara curso de defensores populares para movimentos sociais em São Luís

06/02/2019 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizará, ainda este semestre, o primeiro curso de defensores populares, destinado a entidades do movimento social em São Luís. A iniciativa baseia-se em experiências semelhantes desenvolvidas por outras Defensorias estaduais. Para discutir e alinhar o cronograma de atividades da capacitação, a Escola Superior da instituição reuniu, esta semana, representantes da sociedade civil para ouvir as demandas e as temáticas de maior interesse dentro das comunidades.

De acordo com o defensor-geral Alberto Bastos, o objetivo é oferecer formação em direitos humanos para capacitar líderes de movimentos sociais e comunidades em temáticas afetas à instituição, de forma que eles se transformem em multiplicadores deste trabalho onde moram e atuam.

Segundo explicou a diretora da Escola Superior, Isabella Miranda, com duração prevista de quatro meses, esta primeira edição do curso funcionará como uma espécie de piloto. “Devemos iniciar a capacitação no próximo mês, disponibilizando 40 vagas, com aulas ministradas uma vez por semana. Será um momento para apararmos as arestas, uma vez que pretendemos ampliar o alcance do curso, abrindo edital para as turmas seguintes”, disse.

A defensora pública ressaltou, ainda, que as reuniões preparatórias para o curso de defensores populares é fruto de articulação feita pela Ouvidoria externa da DPE/MA. “Essa é uma demanda que vinha sendo discutida e viabilizada desde a gestão da assistente social Rosicléia Costa e retomada com a atual ouvidora Márcia Maia. Portanto, construímos o cronograma da capacitação em parceria com as vinte instituições da sociedade civil de maior aproximação com a Ouvidoria”, frisou Isabella Miranda.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON