Foto:
Ampliar as ações que possibilitem a conscientização da sociedade quanto ao combate à violência contra a pessoa idosa é um dos compromissos da Defensoria Pública estadual (DPE/MA). Visando fortalecer essa premissa, a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), a assistente social Isabel Gonzalez Lopizic, realizou uma série de palestras nos municípios de Colinas, Dom Pedro, São João dos Patos, Tuntum, Presidente Dutra e Gonçalves Dias.
Os diálogos fazem parte da programação do Seminário sobre Política da Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedihpop), como intuito de chamar a atenção da comunidade maranhense para diversas formas de violência praticadas contra o segmento, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população sobre o tema.
Além de falar sobre a valorização do idoso e do papel da Defensoria no que tange à garantia de direitos, Isabel Lopizic destacou a importância deste tipo de evento. “A Defensoria Pública do Estado tem trabalhado em prol do idoso, seja orientando-o sobre seus direitos, seja sensibilizando a comunidade acerca do envelhecimento ou a família nos cuidados básicos, de maneira a garantir uma vida digna para esse idoso”, ressaltou.
Capital – Em São Luís, Lopizic participou de roda de diálogo envolvendo grupo composto por 15 idosas no projeto municipal “Casa do Bairro”, com o objetivo de destacar a necessidade do idoso de assumir um posicionamento de luta pelos seus direitos, tendo como respaldo o Estatuto do Idoso. “É muito importante que o idoso fortaleça os instrumentos de proteção, como por exemplo o disque 100 e multiplique esses instrumentos entre seus familiares, garantindo a efetividade dos direitos adquiridos com tanta luta”, concluiu.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?