Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou um total de 221 atendimentos na 25ª edição do projeto Ação Global, ocorrida no dia 26, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Cerca de 100 profissionais, entre defensores públicos, assistentes sociais, psicólogos, servidores e estagiários participaram do mutirão de cidadania que mais uma vez ofertou serviços básicos gratuitos à população.
Foram realizados atendimentos jurídicos especializados em diversas áreas pelos defensores presentes no local além de orientação, encaminhamento de demandas aos demais órgãos públicos e ações de promoção à educação em direitos pelo Núcleo Psicossocial.
Para atender a demanda, foi montada uma estrutura que incluiu o ônibus-escritório da instituição. Dentre as principais causas atendidas estavam divórcio, emissão tardia, restauração e retificação de registro civil, além de 2ª via de documentos, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, inventário, fornecimento de medicamento, transferência de medidas cautelares, acompanhamento de processos, ações consumeristas, dentre outras.
A dona de casa Maria Aldenora Figueiredo Matos foi uma das assistidas pela Defensoria Pública durante a ação, em demanda pela segunda via do registro civil. Após o atendimento, ela poderá dar entrada no novo documento gratuitamente no cartório. “Foi muito bom contar com essa assistência. A Defensoria me ajudou muito, pois fazia tempo que queria tirar meu registro e agora vou poder tirar de graça”, disse.
A aposentada Magnólia de Jesus Meireles, de 72 anos, também conseguiu orientação jurídica com um defensor público durante o evento. “Foi a minha primeira vez na Ação Global e gostei muito. Aquilo que estava pendente em relação às papeladas da minha casa, deu para entender muito bem com a orientação que o defensor me passou”, afirmou.
Participação - O defensor público-geral Werther de Moraes Lima Junior e o subdefensor-geral Emanuel Accioly participaram da ação e acompanharam os atendimentos ofertados ao público.
Segundo o defensor-geral do Estado, a participação da Defensoria Pública na Ação Global é mais um dos esforços da instituição na promoção do atendimento judicial e extrajudicial. “Enquanto órgão essencial ao acesso à Justiça para os mais necessitados, a Defensoria não poderia deixar de participar desta grande ação de responsabilidade social. Por isso, mobilizamos uma grande equipe para integrar o mutirão de serviços e atingir o grande objetivo que é levar cidadania a quem mais precisa”, declarou.
A Ação Global, evento do SESI em parceria com a Rede Globo, é realizada desde 1991. Durante um dia no ano, ocorre o mutirão de instituições parceiras em comunidades de baixa renda em todo o país.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?