Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, na última quarta-feira (16), a Posse Popular de nove defensores públicos estaduais, provenientes do X Concurso de Ingresso na Carreira. No mesmo dia, após o ato solene, os membros empossados prestaram mais de 30 atendimentos jurídicos à comunidade local, com o apoio do Núcleo Psicossocial da DPE.
A solenidade foi realizada na Associação de Moradores da Cidade Olímpica e conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, acompanhado pelo corregedor-geral da DPE/MA, Antônio Peterson Rêgo Leal, e pelo defensor público e diretor da Escola Superior da instituição, Cristiano Matos de Santana.
O gestor da DPE/MA deu boas-vindas aos novos colegas e destacou a importância da prestação de um atendimento humanizado ao cidadão como forma de concretizar o acesso à Justiça. “O defensor público é um guardião dos direitos humanos e da Constituição Cidadã e deve estar atento aos problemas sociais que afligem sua região de atuação. O defensor, portanto, deve assumir seu papel de agente de transformação, cobrando políticas públicas necessárias para uma vida mais digna de seus assistidos”, ressaltou.
Também prestigiaram o evento, a presidente da Associação do bairro, Kênia dos Anjos, do comandante do policiamento metropolitano, Aritanã Lisboa, o regente da banda de música do Corpo de Bombeiros, major Francisco Vieira, a coordenadora do Ciapvi da Defensoria, Isabel Lopizic, além de líderes comunitários, e comunidade em geral.
Como forma de reafirmar o protagonismo da comunidade nas atividades da DPE, os novos membros de carreira receberam seus respectivos termos de posse das mãos de populares e autoridades. “Esse encontro fortalece os laços entre defensores e a nossa comunidade. A Defensoria Pública tem atendido a demandas das mais variadas de nossa população. A parceria continua sólida e essa ação social aqui realizada é mais uma das muitas que ainda virão”, afirmou Kênia do Anjos.
Atendimento – A ação social voltada ao atendimento jurídico de pessoas socioeconomicamente vulneráveis integrou a programação do XII Curso de Capacitação de Novos Defensores Públicos, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública. A atuação prática complementa o roteiro de atividades, no qual os novos membros da carreira participaram de palestras e rodas de diálogos com outros defensores e servidores, acompanharam audiências cíveis, de família e criminais, além de visitas a núcleos especializados da DPE/MA na capital e interior do estado. Os defensores também receberam orientações minuciosas sobre os sistemas de informação utilizados pela instituição, bem como dos protocolos de atendimento, das diretrizes da comunicação social e demais rotinas administrativas.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?