Foto:
As mãos calejadas pelo trabalho e a condição atual de dependência da família por conta de um AVC, não foram suficientes para que o lavrador José Batista* (nome fictício), de 52 anos, conseguisse, na integralidade, os benefícios sociais a que tem direito. Após não conseguir a manutenção de seu benefício previdenciário e acesso a políticas públicas, a família decidiu procurar ajuda da Defensoria Pública de Barra do Corda, para que providências legais fossem adotadas.
Ao ter conhecimento da situação, o defensor público Jessé Mineiro de Abreu foi até o povoado de Centro do Roque, a 114 km da sede Barra do Corda, como parte do projeto "Defensoria em sua Casa" e do Programa de Erradicação da Miséria de Pessoas com Deficiência e Idosos (Pemdi) para conhecer pessoalmente o idoso, onde verificou a situação degradante em que vive a família por falta de recursos.
Segundo Jessé Mineiro, a visita pessoal foi necessária tendo em vista que o assistido, vítima de AVC, não tem condições de fazer viagem até a sede do município, já que que o acesso é difícil, sendo 87 km de asfalto, 27 km de estrada de chão e travessia da barragem do Rio Flores por balsa. “Ainda essa semana, oficiaremos a unidade de atendimento do INSS em Barra do Corda para buscar, extrajudicialmente, uma solução para a demanda. Além disso, ainda daremos entrada na modificação de curatela, com o intuito de transferir para a tutela do idoso para um dos sobrinhos”, ressaltou Jessé Mineiro.
Palestra - Durante sua passagem no povoado, o defensor público ministrou palestra para cerca de 50 alunos da unidade escolar local, aproveitando para falar um pouco sobre educação em direitos, do papel da Defensoria Pública no sistema de Justiça, suas atribuições institucionais e do caráter transformador da instituição na sociedade como um todo, dentre outros assuntos. Constatou-se ainda a existência de problemas na escola, como falta de merenda escolar e professores que, após comunicadas a Secretaria de Educação do Município foram solucionadas extrajudicialmente.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?