Foto:
O defensor público Cristiano Matos de Santana, titular no Núcleo de Família e Registro Público da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), integrou diálogos durante o III Encontro de Coordenadores da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), realizado esta semana, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O membro de carreira integrou a mesa redonda com a temática “Agentes envolvidos na assistência ao idoso: Estado, Família e profissionais”.
No encontro, foram promovidas mesas redondas, palestras, oficinas, com o objetivo de fomentar habilidades e competências para lidar com a pessoa idosa, sem preconceitos ou discriminações, possibilitando aos coordenadores a ampliação de seus conhecimentos.
Neste contexto, Cristiano Matos destacou o trabalho da Defensoria em favor do segmento a partir dos princípios constitucionais e fundamentais para a defesa do idoso. Falou, também, sobre a estreita relação cooperativa da instituição com as demais parceiras da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi/MA).
“Deixa-nos muito satisfeitos participar de tão importante evento, dentro de uma universidade referência como é a Uema, com vistas a debater este relevante assunto para a sociedade como um todo, que é o bem-estar da pessoa idosa. Aproveitando o ensejo, é com alegria que ratificamos o compromisso da Defensoria Pública com a Unabi para transmissão, via satélite, do Curso de Cuidador de Idosos”, disse o defensor, que na ocasião representava o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior.
Durante os debates, o defensor também falou sobre as atividades do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), além de reforçar a importância da Escola Superior da DPE (Esdep) para o fortalecimento de uma cultura de valorização da pessoa idosa. Além de Cristiano Matos, a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, também prestigiou o evento.
Estiveram presentes no encontro o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Henrique Aragão Catunda, o promotor titular da Promotoria de Defesa do Idoso, Augusto Cutrim Gomes, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idoso (Cedima), Maria Guadalupe Furtado Barros, dentre outros parceiros da rede de proteção da pessoa idosa de São Luís.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?