Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou nesta segunda-feira, dia 5, o primeiro atendimento referente ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado com a Prefeitura Municipal de São Luís para atuação de um profissional farmacêutico no âmbito da instituição, oportunizando encaminhamentos mais céleres em demandas por medicamentos e outros insumos evitando a judicialização de pequenas causas.
O Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado em dezembro do ano passado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para cessão de um profissional para atuar em diversas atividades como avaliar receitas e orientar os pacientes, fazer a verificação da Classificação Internacional de Doenças (CID) que justifica o tratamento e verificar a disponibilidade do medicamento ou insumo pretendido na rede do Sistema Único de Saúde.
Wellen Leitão Alves, 41 anos, foi assistida no atendimento inaugural do serviço. Ela conta que há dois anos iniciou a busca por medicações, fraldas e uma cadeira de rodas adaptada para seu filho, que possui paralisia cerebral. Mesmo depois de vários procedimentos, ela não teve acesso aos insumos e remédios. “Teve toda a burocracia para os documentos, fizeram a avaliação do meu filho, passei manhãs inteiras esperando atendimento, sendo jogada de uma sala para outra, e nada foi resolvido”, lembra.
Sem o retorno do Município, ela buscou o apoio da DPE/MA para dar abertura a um processo judicial. No entanto, com a nova parceria da instituição, ela viu a oportunidade de evitar a via judicial e ter acesso mais rápido, principalmente, aos medicamentos. Em apenas um atendimento, ela já garantiu acesso gratuito a dois dos cinco remédios que buscava.
“Essa é uma parceria ótima que Deus mandou para abençoar a mim e outras mães que não conseguem ter acesso ao seu direito. Muitas vezes, a burocracia nos barra e há muitas coisas que não compreendemos porque somos leigos. Então, é muito importante que tenhamos essa orientação”, declarou Wellen Leitão Alves.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?