Foto:
Durante a semana do dia 18 de maio, o Brasil se mobilizou para promover a conscientização e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão promoveu uma série de atividades para conscientizar sobre a importância de proteger a população infanto-juvenil. Além de São Luís, comarcas do interior também participaram das atividades, que foram iniciadas no dia 13 de maio.
Em Imperatriz, o defensor público Fábio Carvalho integrou as discussões e reforçou a importância da mobilização já que a campanha tem papel fundamental na conscientização da população, que também deve contribuir para o combate a esta mazela social. Também participaram da atividade representantes da Prefeitura de Imperatriz, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e do CREAS.
Ainda em Imperatriz, a assistente social da DPE/MA, Florismar Sousa, realizou uma palestra, no dia 17 de maio, na Escola Municipal Madalena de Canossa, para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), e, no dia 18, foi na Escola Municipal Vital Brasil, em Governador Edson Lobão, para pais e alunos. Na última sexta-feira (19) as atividades foram concentradas na Policlínica de Imperatriz. A Defensoria contou com o apoio do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.
O objetivo é disseminar informações sobre os direitos das crianças e adolescentes, os sinais de abuso, os canais de denúncia e as medidas de proteção. Essas palestras tiveram como foco orientar pais, educadores e responsáveis sobre como identificar e prevenir situações de abuso e exploração sexual, além de fornecer suporte emocional às vítimas.
Além disso, a semana do 18 de maio foi marcada por campanhas educativas para que a própria sociedade seja multiplicadora dessas informações. Durante os últimos dias, foi reforçada a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 100. A data marca, também, a promoção de uma reflexão contínua sobre o tema. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são problemas que precisam ser combatidos diariamente, e a conscientização é o primeiro passo para a mudança.
Na cidade de Balsas, as atividades da Defensoria Pública foram concentradas na programação do AgroBalsas, a maior feira agropecuária do Maranhão. O intuito era levar uma mensagem central clara: proteger nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. O Defensor Público Samuel Zacarias e a equipe da DPE no município falaram para estudantes da rede municipal sobre o tema. A atividade foi realizada em parceria com a FAPCEN, Plataforma Feminina, CREAS, Fórum, Casa Abrigo e outras instituições.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?