Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio da Superintendência do Sistema de Atendimento, realizou mais uma etapa da Campanha de Aprimoramento da Gestão, dessa vez no Núcleo Regional de Imperatriz. Na ocasião, foram observadas melhorias implementadas no atendimento prestado pelo núcleo, a partir da capacitação realizada em julho deste ano. A campanha pretende alcançar todos os núcleos regionais e tem como objetivo otimizar as rotinas de serviço alinhando o acolhimento institucional às necessidades apresentadas pelos assistidos.
A defensora pública Suellen Weber titular, e coordenadora do Núcleo de Imperatriz, durante o acompanhamento das atividades, explicou que as necessidades dos assistidos são dinâmicas, fazendo com que seja fundamental o aprimoramento do quadro defensorial para que a qualidade do serviço ofertado à população seja sempre de excelência. “Durante a capacitação, os servidores podem ajustar práticas rotineiras, aprimorar técnicas de abordagem mais acolhedora, padronizar formas de execução de determinadas atividades administrativas e contribuir com ideias para solução de problemas locais, além de trocar experiências. Neste contexto, todos ficaram mais conscientes do papel e da importância de cada um dentro do núcleo, o diálogo foi ampliado e rotinas de trabalho foram melhoradas”, ressaltou.
Com o retorno para avaliação dos resultados da primeira visita, foram identificadas diversas melhorias. “A comunicação e a relação interpessoal tiveram uma melhora significativa. Além disso, eles também estão saindo para fazer a triagem inicial na porta, já fazendo o direcionamento”, listou a superintendente do Sistema de Atendimento da DPE/MA, a psicóloga Cleudes Lima, responsável pelas reuniões.
De acordo com Cleudes Lima, foram realizados durante a primeira visita ao Núcleo Regional de Imperatriz atividades como escuta institucional, dinâmicas de grupo e o levantamento de questões referentes ao atendimento. Ainda de acordo com ela, foram feitas algumas alterações no quadro de servidores e também sugestões aos defensores e ao corpo administrativo para serem aplicadas posteriormente como a aproximação da assistente social na linha de frente do atendimento adotando um olhar diferenciado voltado ao idoso, à pessoa com deficiência, à mulher vítima de violência, por exemplo.
Além de Imperatriz, já foram realizadas visitas da campanha nos núcleos regionais de Balsas, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Em 2018, será executado um cronograma de ações nos maiores núcleos da instituição, como Caxias, Bacabal e Timon.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?