Foto:
Aconteceu na última quarta-feira (13) a solenidade de entrega do I Prêmio Defensor (a) Parceiro (a) da Comunidade, realizado pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em parceria com a sociedade civil organizada. O prêmio homenageou defensores que desenvolveram relevantes projetos voltados à comunidade na capital e no interior do estado assistida pela instituição no ano de 2017.
A abertura da solenidade contou com a participação do corregedor-geral da DPE/MA, Antonio Peterson Barros Rêgo Leal, representando a Administração Superior da Defensoria Pública do Estado; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão, Murilo Guazzelli; o defensor-chefe da Defensoria da União, Yuri Costa; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, José Ricardo Silva dos Santos; a ouvidora-geral da DPE/MA, Rosicléia Barbosa; o deputado estadual Bira do Pindaré e representantes de diversas comunidades assistidas por projetos da DPE.
Na oportunidade, a ouvidora-geral ressaltou a importância da premiação haja vista os expressivos resultados dos projetos que facilitaram o acesso dos assistidos à DPE. “Esse prêmio foi, num primeiro momento, um reconhecimento ao trabalho dos defensores. Mas é, sobretudo, um instrumento de controle social”, afirmou Rosicléia Barbosa.
Na ocasião, o corregedor-geral da DPE destacou a entrega do prêmio como um incentivo ao trabalho dos defensores e defendeu o aumento no orçamento da instituição para que a atuação junto às comunidades seja ainda maior. “A despeito de um quadro de defensores e servidores ainda insuficiente para atender a todo o Estado, a equipe, sempre aguerrida, tem se desdobrado para levar justiça a quem recorre aos nossos serviços e muitos ainda conseguem desenvolver, paralelamente às atividades ordinárias, projetos para potencializar esse atendimento e maior aproximação com nossos assistidos”, disse Antonio Peterson Barros Rêgo Leal.
Ainda durante a solenidade, o representante de diversas comunidades de São Luís assistidas pela DPE, Daniel Almeida, fez a leitura de uma carta aberta à Defensoria Pública. Na oportunidade, ele manifestou os agradecimentos pelas melhorias alcançadas, como serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água, e expôs o compromisso das comunidades em firmar parceria com a DPE para buscar o aumento do orçamento da instituição, possibilitando a continuidade desses projetos.
Foram premiados os defensores Alex Pacheco Magalhães e Rafael Caetano Alves Santos, pelo projeto CREC – Centro de Resolução Extrajudicial de Conflitos; Jessé Mineiro de Abreu, pelo projeto Defensoria em sua casa; Gil Henrique Mendonça Faria e Suzzane Santana Lobo, pelo projeto Concilia; Jean Carlos Nunes Pereira, pelo Projeto Cuidar; Alberto Bastos, Gabriel Furtado, Luís Otavio de Moraes Filho, Marcos Vinicius Froes, Rairom Laurindo dos Santos, pelos projetos Defensores do Saneamento e em Defesa do Consumidor na Comunidade.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?