Melhorias no âmbito digital trazem mais segurança, agilidade e transparência à DPE/MA

14/12/2017 #Administração
img

Foto:

Investimentos priorizados pela Administração Superior este ano foram responsáveis por grandes avanços na área de Tecnologia da Informação (TI) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Modernização do parque tecnológico, celeridade e segurança na transmissão de dados, criação e aperfeiçoamento de sistemas de informação estão entre as melhorias implantadas, na capital e interior do estado, que resultaram em importantes impactos na organização de fluxos e dinâmicas internas e, especialmente, na prestação de serviços à comunidade.

De acordo com Ricardo Corrêa Lemos, supervisor de Informática da DPE/MA, uma das maiores implementações realizadas na instituição foi a migração dos links de internet. Com o aumento da velocidade de acesso, tornaram-se mais ágeis as atividades na sede e nos núcleos regionais aperfeiçoando o trabalho para atender cada vez melhor os assistidos.

Além disso, houve uma redução de custo do serviço: “trinta e sete núcleos regionais, que contavam com um link de 1MB, passaram para links de 10 a 60MB, o que impactou a velocidade de acessos aos sistemas dos tribunais e da própria Defensoria, fortalecendo ainda o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Tínhamos uma velocidade lenta e hoje os acessos ficaram muito rápidos e por um preço menor”, explicou o supervisor de Informática.

Sistemas

Os sistemas eletrônicos que facilitam o atendimento ao cidadão e o funcionamento interno da Defensoria também receberam uma atenção especial neste ano. O sistema de Protocolo Virtual foi reformulado e foi desenvolvido o sistema Validoc, que permite a redução no uso de papel e impressões por meio da assinatura eletrônica de documentos.

Foi desenvolvido também programa para otimizar o concurso de remoção dos defensores, o “Gestão Inteligente para Remoção On-line”, e a Defensoria passou a contar com um novo sistema de eleição do Conselho Superior, cedido pela Defensoria de Roraima à DPE/MA. As plataformas tiveram avaliação positiva da Administração Superior e do corpo de defensores.

Paralelo a essas mudanças, foi implantado um novo dispositivo para garantir mais segurança ao site e aos sistemas da DPE: o protocolo https. O dispositivo permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

Renovação

Ainda de acordo com Ricardo Corrêa Lemos, foram muitos os avanços e a modernização do parque tecnológico da DPE merece destaque. “Concluímos recentemente nosso processo de registro de preço para aquisição de scanners, notebooks, monitores, impressoras para todos os núcleos e concluímos também o registro de preços para servidores e desktops. São investimentos que trarão um impacto muito positivo para a Defensoria”, destacou.

Para 2018, a proposta é de que as melhorias continuem sendo potencializadas. Por isso, um dos projetos já em fase de planejamento é a ampliação da rede de dados, que possibilitará a alta disponibilidade e maior segurança das informações da Defensoria a partir da transferência de dados para o armazenamento em nuvem.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON