Defensores elegem nova composição do Conselho Superior da instituição para biênio 2018/2019

17/11/2017 #Administração
img

Foto:

Foi divulgada, nesta terça-feira (14), a lista com o nome dos novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), escolhidos na última sexta-feira (10), durante votação realizada das 8h às 17h, na capital e interior. O pleito, que transcorreu com tranquilidade, contou com uma novidade este ano. Por meio de um sistema on-line, os defensores públicos depositaram seus votos em urnas virtuais disponibilizadas em computadores instalados na sede e em núcleos regionais.

Conforme anúncio da Comissão Eleitoral, os membros da instituição escolheram os defensores públicos Suellen Weber Imbriani, Lúcio Lins Siqueira Ramos, Luciana dos Santos Lima, Ivanilde Coelho Mesquita, José Augusto Gabina de Oliveira, Cosmo Sobral da Silva e Reynaldo Mendes de Carvalho Filho para compor o Conselho Superior, referente ao biênio 2018/2019.

Além dos membros eleitos, o colegiado é composto por mais três integrantes natos: o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, o subdefensor-geral Emanuel Pereira Accioly e o corregedor-geral da DPE, Antônio Peterson Barros Rêgo Leal. As eleições deste ano, segundo Werther Lima Junior, representaram um avanço para a instituição. “Anteriormente, precisávamos mobilizar uma grande estrutura para realizar esse pleito, o que gerava muita despesa para a instituição. Além disso, levávamos de quatro a cinco dias para deixarmos as urnas nos municípios e o mesmo tempo para iniciarmos a apuração”, explicou.

A agilidade e a economia verificadas no processo eleitoral deste ano foram possíveis graças à utilização do Sistema Eletrônico de Eleição (SIA), desenvolvido pela Defensoria Pública de Roraima, e cedido para a instituição maranhense por meio de um termo de parceria. “Precisamos fazer apenas alguns ajustes para adequarmos o sistema a nossa realidade. E a avaliação foi bastante positiva, visto que o sistema correspondeu as nossas expectativas. Tivemos alguns poucos incidentes durante o processo, que foram prontamente contornados”, relatou o chefe da Supervisão de Informática, Ricardo Corrêa Lemos.

Conforme consta no Regimento Interno da DPE/MA, ao Conselho Superior da DPE/MA compete exercer as atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição, bem como velar pela observância dos princípios institucionais. Também têm assento no órgão representantes da Ouvidoria Externa e da Associação dos Defensores Públicos Estaduais do Maranhão (Adpema).

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON