Coordenadora do Ciapd aborda participação social dos surdos em ciclo de palestras promovido pela Sedihpop

16/11/2017 #Administração
img

Foto:

A coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Lívia Cristina Carvalho, foi uma das palestrantes do Seminário de Formação sobre Direitos das Pessoas Surdas, promovido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Ela discorreu sobre o tema “Participação dos surdos no controle social”, referente ao Módulo 3 do ciclo de palestras, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Em sua apresentação, Lívia Carvalho apontou elementos históricos e conceituais, além dos desafios aplicados ao controle social. A assistente social tratou ainda sobre temas como participação e cidadania, destacando os marcos da implementação do movimento dos surdos no Brasil. Chamou atenção também para a importância da convivência com as diferenças, mostrando elementos da cultura dos surdos e da cultura dos ouvintes. “É preciso entender as diferenças dos outros mundos, a língua diferente como estrangeira, pois os sujeitos surdos sentem orgulho de usar a língua de sinais. A língua dos sinais é a aceitação da própria identidade surda”, destacou.   

A coordenadora do Ciapd concluiu sua fala, reforçando o trabalho desenvolvido pela Defensoria na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, dentre eles o da participação social das pessoas surdas. Lívia Carvalho destinou, ainda, parte de sua apresentação para tratar das atividades do Ciapd, inaugurado em fevereiro de 2013, com o objetivo de ampliar a atuação institucional em favor do segmento.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON