Foto:
A defensora pública Juliana Achilles Guedes, uma das titulares do Núcleo Regional da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), em Açailândia, participou, a convite do juiz titular da 1ª Vara Criminal daquela Comarca, André Bezerra Ewerton Martins, do Curso de Capacitação no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, ministrado pela equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA).
Realizada no período de 11 a 13 deste mês, no auditório da subseção da OAB/MA do município, a capacitação foi uma iniciativa do diretor da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, Bruno Marcus Peixoto, que visualizou a necessidade de promover amplo debate entre os atores da rede de proteção à mulher, no âmbito municipal, sobre a abordagem direcionada aos homens autores de violência doméstica e familiar.
“A violência doméstica e familiar contra a mulher se constitui em uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, atingindo diretamente a família como um todo, necessitando assim, de intensa mobilização social para o seu combate e prevenção”, destacou a defensora pública.
Juliana Guedes, que atua nas áreas Cível e da Mulher, avaliou como muito proveitosa e oportuna a iniciativa conjunta da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e do TJ/MA. A defensora também informou que o treinamento foi ministrado pela coordenadora administrativa da Cemulher, Danyelle Bitencourt, e pela psicóloga Éricka Nascimento. Além da representante da Defensoria Pública estadual, o curso teve a participação de servidores da comarca local, advogados, psicólogos, assistentes sociais, lideranças comunitárias e membros do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).
Dentre os temas do conteúdo programático, foi abordado o trabalho desenvolvido pelos Grupos Reflexivos de Gênero da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís. Foi relatado ainda pelas facilitadoras da capacitação, todos os avanços já alcançados pela Cemulher, no âmbito estadual.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?