Núcleo da DPE/MA de Açailândia participa de curso de capacitação do Cemulher

22/09/2017 #Administração
img

Foto:

 

A defensora pública Juliana Achilles Guedes, uma das titulares do Núcleo Regional da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), em Açailândia, participou, a convite do juiz titular da 1ª Vara Criminal daquela Comarca, André Bezerra Ewerton Martins, do Curso de Capacitação no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, ministrado pela equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA).

Realizada no período de 11 a 13 deste mês, no auditório da subseção da OAB/MA do município, a capacitação foi uma iniciativa do diretor da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, Bruno Marcus Peixoto, que visualizou a necessidade de promover amplo debate entre os atores da rede de proteção à mulher, no âmbito municipal, sobre a abordagem direcionada aos homens autores de violência doméstica e familiar.

“A violência doméstica e familiar contra a mulher se constitui em uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, atingindo diretamente a família como um todo, necessitando assim, de intensa mobilização social para o seu combate e prevenção”, destacou a defensora pública.

Juliana Guedes, que atua nas áreas Cível e da Mulher, avaliou como muito proveitosa e oportuna a iniciativa conjunta da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e do TJ/MA. A defensora também informou que o treinamento foi ministrado pela coordenadora administrativa da Cemulher, Danyelle Bitencourt, e pela psicóloga Éricka Nascimento. Além da representante da Defensoria Pública estadual, o curso teve a participação de servidores da comarca local, advogados, psicólogos, assistentes sociais, lideranças comunitárias e membros do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).  

Dentre os temas do conteúdo programático, foi abordado o trabalho desenvolvido pelos Grupos Reflexivos de Gênero da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís. Foi relatado ainda pelas facilitadoras da capacitação, todos os avanços já alcançados pela Cemulher, no âmbito estadual.

 

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON