Foto:
O subdefensor-geral do Estado, Emanuel Pereira Accioly, participou de café da manhã promovido pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caop/DH), onde foi lançada a campanha de “Valorização da vida – prevenção e combate ao suicídio”. O evento ocorreu na sede da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), no Quintas do Calhau.
Também com vistas a contribuir com as estratégias de divulgação da campanha nacional, em pleno setembro amarelo, mês de reflexões acerca do tema, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoverá, em breve, palestra ministrada por profissional especializado. A programação da DPE/MA prevê, ainda, a realização de panfletagem com o objetivo de conscientizar e mobilizar servidores e assistidos quanto ao combate desta prática. Nas redes sociais, as ações na DPE tiveram início desde os primeiros dias deste mês.
Na coletiva do MP, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, deu as boas-vindas aos presentes e disse que a iniciativa é uma causa da sociedade e não somente do Ministério Público. “Precisamos unir esforços no combate ao suicídio, um problema grave e cada vez mais comum, que atinge muitos indivíduos e famílias”.
Eliandro Araújo, que é presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão e psicólogo do MPMA, apontou alguns fatores de risco para o cometimento do suicídio e indicou atitudes que devem ou não ser adotadas na abordagem da questão. O profissional apontou o crescimento do suicídio entre adolescentes como um fator preocupante e observou que não há uma causa única a determinar o problema. Ele também sugeriu que a imprensa não publique fotos ou matérias sobre suicídios. “Isso poderia incentivar novos casos”, explicou.
Além de jornalistas e blogueiros, membros da DPE/MA, do MPMA, representantes de instituições parceiras da campanha e profissionais da saúde participaram do lançamento. Estiveram representados o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública e Direitos Humanos, Arquidiocese de São Luís, Associação Médico-Espírita do Maranhão, Polícia Militar, Câmara de Vereadores de São Luís, Sindicato dos Jornalistas, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Associação dos Blogueiros, Conselhos Regionais de Psicologia, Enfermagem e Medicina e Fundação Josué Montello.
Fonte: CCOM-MPMA com informações da Ascom DPE/MA
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?