Foto:
Em ação conjunta, as unidades regionais da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), do Procon e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Barra do Corda, inspecionaram as agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste instaladas naquele município. A iniciativa objetivou garantir melhorias no atendimento prestado à população, especialmente, a idosos e pessoas com deficiência.
Participaram da fiscalização o defensor público Jessé Mineiro de Abreu, um dos titulares do Núcleo Regional da DPE/MA de Barra do Corda, o diretor regional do Procon, Salatiel Santos, e o gerente da agência local do INSS, Romério Santos. Um servidor e estagiário do núcleo regional da DPE/MA também deram apoio operacional à ação.
Segundo comentou o defensor Jessé Mineiro, "é papel da Defensoria Pública atuar na defesa dos interesses difusos das populações mais necessitadas, assim também como observar as constantes violações de direitos de pessoas idosas e com deficiência, nessas ocasiões", disse o titular de Barra do Corda, justificando ainda que a inspeção teve caráter pedagógico para os bancos, que tomaram conhecimento que a Defensoria Pública passa a reforçar o sistema de defesa do consumidor na comarca, e para os consumidores, que tomaram conhecimento da atuação vigilante das instituições aqui representadas.
Já o diretor regional do Procon, Salatiel Santos, destacou que a principal reclamação dos clientes nos bancos é quanto à demora nas filas que ultrapassam os 30 minutos, em desrespeito à Lei vigente, conhecida popularmente como Lei das Filas. Mais grave ainda ele disse ser o fato de os caixas eletrônicos estarem “desabastecidos e/ou fora do sistema, principalmente nos finais de semana”.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?