Foto:
Mais de 60 alunos receberam certificados do Curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Defensoria Pública estadual (DPE/MA), por meio de sua Escola Superior (Esdep), e a Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão (ANG), nesta quarta-feira (02), em cerimônia realizada no Palácio dos Leões. O objetivo da capacitação, coordenada pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), foi contribuir para a promoção de uma cultura de valorização e de respeito ao idoso, com a qualificação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho.
A solenidade foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, contando com a participação de representantes de instituições públicas e da sociedade civil. Na ocasião, o gestor ressaltou o caráter transformador da capacitação. “Gostaria de parabenizar todos os alunos que aqui estão pelo engajamento e compromisso durante o curso. Vocês fazem parte do processo de transformação de nossa sociedade, seja como familiar ou profissional inserido no mercado de trabalho. Vocês fazem a diferença. Vocês são a diferença”, disse.
O promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, elogiou a iniciativa da DPE e dos parceiros e acredita que os recém-formados, a partir de agora, assumem um sacerdócio. “Mesmo com limitações orçamentárias, comuns no atual cenário do país, a Defensoria sempre estimula iniciativas valiosas como esta. Agora, esses cidadãos têm qualificação técnica e o mais importante, ainda, possui um olhar diferenciado, multiplicando o que aprenderam sobre carinho e respeito aos mais velhos”, ponderou.
Já o secretário estatual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, acompanhado do gestor estadual do Trabalho e de Economia Solidária, Julião Amin, anunciou que o Governo do Estado oportunizará a absorção dos futuros profissionais por meio da inscrição no Serviço Nacional de Emprego (Sine). “O Governo sempre vem apoiando iniciativas como esta da Defensoria e de todas as instituições que buscam a garantia de direitos e do bem estar social”, concluiu.
A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), da DPE, Isabel Lopizic, aproveitou a oportunidade para agradecer às instituições que participaram do curso. “A todos que acreditaram na proposta de uma velhice sem violência, nossos sinceros agradecimentos. Agradecemos também os professores que se disponibilizarem em partilhar seus conhecimentos, contribuindo para o fortalecimento da cientificidade e para o envelhecimento digno e saudável. E, finalmente, aos alunos que não desistiram de crer que são agentes de mudança, dentro e fora do ambiente familiar”.
O curso foi desenvolvido em parceria com o Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Universidade Ceuma e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
A qualificação teve uma carga horária de 200 horas/aula, sendo realizada no período de 15 de maio a 26 julho deste ano. A professora e formanda Maria Cristina Salles destacou a importância da capacitação para o cidadão. “Tenho um familiar próximo que já é bem idoso, e senti a necessidade de aprimorar meu relacionamento com ele, de forma técnica e racional, porém sempre com amor e carinho”, concluiu.
Ainda estiveram presentes no encerramento do curso, o defensor público e diretor da Esdep, Francisco das Chagas Barbosa da Silva; a secretaria municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão, Maria de Guadalupe Furtado Barros; a coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso (Femadi), Socorro Ramos; o presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria-MA, Vânia Holanda; além de representantes da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer no Maranhão (ABRAz/MA), do Asilo de Mendicidade de São Luís, da Coordenação Regional da Pastoral da Pessoa Idosa, dos conselhos Estadual e Municipal do Idoso, do Programa de Atendimento do Idoso (PAI), dentre outros.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?