Alunos do Curso de Cuidador de Idoso apresentam trabalhos sobre centros de convivência e asilos de SL

01/08/2017 #Administração
img

Foto:

Com a apresentação de trabalhos sobre a dinâmica e condições de funcionamento de instituições de longa permanência e de convivência, sediadas em São Luís, os mais de 60 alunos matriculados no Curso de Cuidador de Idosos encerraram, no último dia 26, as atividades de sala de aula. Nesta quarta-feira (2), os concludentes da capacitação, desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), serão certificados em solenidade que acontecerá no Palácio dos Leões, às 15h.  

Os trabalhos foram produzidos com base em visitas feitas ao Lar do Idoso (Asilo de Mendicidade), ao Solar do Outono e ao Centro de Atenção Integrada à Saúde do Idoso (Caisi). Divididos em dez grupos, os alunos conheceram a rotina de cada uma, bem como a estrutura e as equipes profissionais envolvidas no cuidado ao segmento. Um dos momentos mais elogiados pelos participantes foi a interação mantida com os idosos. Todas as visitas renderam um vasto registro fotográfico.

“Depois de cerca de três meses de aulas teóricas, os alunos tiveram a oportunidade de verificar in loco o que foi transmitido em sala de aula por nossos instrutores. A partir dessa sensibilização, eles produziram relatórios sobre a história de cada uma das instituições, as impressões e recomendações sugeridas para a melhoria dos serviços prestados, o que pode ser conceituado com uma troca de saberes”, relatou Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), que juntamente com a Escola Superior da DPE/MA, esteve à frente da organização do curso, que se iniciou em maio passado.

Com uma carga horária de 200 horas/aula, o curso teve como objetivo capacitar profissionais da área de saúde, familiares, cuidadores formais e informais para o atendimento às necessidades da vida diária de idosos que necessitam de atenção especial, temporária ou definitivamente. De caráter multiprofissional, a capacitação, que está em sua sexta edição, abordou temas nas mais diversas áreas, dentre elas saúde, assistência social e garantia de direitos.

O Curso de Cuidador de Idosos foi desenvolvido em parceria com o Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão (ANG/MA), a Universidade Ceuma e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON