DPE/MA participa do I Fórum de Debates sobre Saúde da Pessoa Idosa

05/06/2017 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) foi uma das instituições parceiras do I Fórum de Debate Saúde da Pessoa Idosa, promovido pela Pastoral da Pessoa Idosa e Campanha “Jovens Corações”, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O evento teve como objetivo capacitar líderes para identificar precocemente os casos de estenose aórtica junto aos idosos acompanhados.

O defensor público Cosmo Sobral, que no evento representou o defensor-geral, Werther de Moraes Lima Junior, compôs a mesa de abertura dos trabalhos juntamente com a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), a assistente social Isabel Lopizic, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), a assistente social Maria de Guadalupe Barros, que é membro do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA.

Cosmo Sobral ressaltou a grande demora na implementação de políticas públicas voltadas para esse segmento social, naturalmente vulnerável. “Há uma necessidade de aprimoramento contínuo desse serviço, especialmente porque a saúde é um direito social que está diretamente relacionada à dignidade do indivíduo”, comentou, se colocando à disposição na luta pelo aprimoramento da rede de defesa da pessoa idosa e da efetivação do direito social à saúde.

Segundo informou a coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria José Rios de Souza, de forma geral, “o fórum visou promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e protagonismo, valorizando os vínculos familiares e integracionais, por meio do acompanhamento domiciliar, fortalecendo assim a rede de solidariedade a esse tão sensível segmento da sociedade”.

Também participou do evento a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Terezinha Tortelli, e o médico cardiologista paraibano, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, que é um dos idealizadores do projeto “Jovens Corações”. Ele foi responsável por ministrar a palestra magna do evento e recebeu das mãos da coordenadora nacional da Pastoral do Idoso uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à causa do idoso.


Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON