Defensor maranhense recebe Medalha do Mérito Defensorial no Piauí

02/06/2017 #Administração
img

Foto:

O defensor público Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, que atua do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Defensoria Pública do Maranhão, foi agraciado com a Medalha do Mérito Defensorial. A honraria foi concedida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, em homenagem ao trabalho desenvolvido por Joaquim Neto à frente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).

O defensor maranhense destacou a satisfação de ser reconhecido por sua luta no processo de consolidação da autonomia da Defensoria Pública no Brasil. “Para mim, foi uma grande surpresa e talvez uma das maiores alegrias que tive na vida. Me emocionei de verdade e expressei isso aos meus amigos mais próximos da Defensoria do Piauí. Entendo que, na verdade, o trabalho que fizemos era o nosso dever, nossa obrigação. Lutar pela efetivação da Defensoria no país, o exercício pleno da autonomia, os avanços e, principalmente, para que não houvesse retrocesso. Vivemos dois anos difíceis politicamente. E precisamos permanecer vigilantes para que não percamos o que conquistamos até aqui. A Defensoria Pública do Estado do Piauí sempre teve destaque no país pela militância junto a Associação Nacional. Tudo que fizemos pela Defensoria Pública do Piauí faríamos novamente e com muito mais intensidade, porque temos um amor muito grande por essa instituição”, ressaltou o homenageado, durante o evento realizado por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública.

A presidente do Conselho Superior e defensora pública geral, Hildeth Evangelista, destacou a relevância do momento. “O Dia Nacional da Defensoria Pública é o momento de defensores e defensoras públicas de todo o país comemorarem os avanços da Instituição, mas também é uma data para reflexão e reivindicação, pois muito ainda temos a avançar para efetivamente alcançarmos a valorização que nos é conferida constitucionalmente e a excelência na prestação do nosso mister defensorial. Nossa tarefa não tem sido fácil frente a sociedade conservadora em que vivemos e na qual perspectivas de transposição social são cada vez mais difíceis, especialmente frente o atual cenário político e social notadamente voltado para a deslegitimação de processos sociais com potencial de transformação tão arduamente conquistados”, disse.

Foram agraciados com a Medalha na Categoria Honorífica, além do defensor maranhense, o deputado estadual João de Deus Sousa; o secretário de Estado da Justiça, Daniel de Oliveira Valente; assessora do Conselho Superior Amariles Eliane de Oliveira Domingos, em sessão conduzida pelo presidente do colegiado e pela defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Fonte: com informações da Ascom da DPE/PI

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON