Foto:
Cerca de 45 homens privados de liberdade de São Luís estão participando do segundo ciclo de atividades do projeto “Eu e Ela: Repensando o Gênero”, que foi iniciado na última semana. A iniciativa do Núcleo de Execução Penal (NEP) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) busca sensibilizar os internos do sistema prisional quanto à violência de gênero e doméstica por meio de práticas psicopedagógicas.
O segundo ciclo do projeto está sendo realizado nas unidades prisionais de ressocialização São Luís 1 (UPSL 1) e São Luís 7 (UPSL 1), localizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e na UPR do Anil.
A defensora pública Maiele Karem Morais conduziu as atividades nas três unidades acompanhada da equipe multidisciplinar do projeto. O defensor-geral Gabriel Furtado, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques e o coordenador do NEP, o defensor público Bruno Dixon Maciel, também acompanharam o lançamento das atividades.
Sensibilização – Nesse primeiro momento, a equipe do projeto realizou atividades de reflexão com os internos sobre o passado, presente e futuro deles. Nas próximas semanas, serão desenvolvidos outros exercícios de discussão sobre os papéis que costumam ser atribuídos aos gêneros na sociedade e como combater as desigualdades entre eles.
No total, serão trabalhados nove módulos em nove semanas. Nesse período, também serão realizadas atividades para promover, quando possível, o fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados pela privação de liberdade e pelo ato delituoso. Inclusive, um dos internos já demonstrou, durante a primeira atividade, o interesse em fazer o reconhecimento de paternidade da filha.
Iniciativa – O projeto “Eu & Ela: Repensando Gêneros” conta com recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça.
No primeiro ciclo, realizado em março deste ano, cerca de 30 homens e mulheres participaram do projeto. Além das ações nas unidades prisionais, também foram realizadas atividades voltadas aos familiares dos internos na Supervisão de Assistência às Famílias (SAF), que é ligada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e nas recepções da sede da DPE/MA.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?