Foto:
A Defensoria Pública do estado, por meio do seu Núcleo de Direitos Humanos (NDH), e a Unidade de Programas da Plan International em Codó/MA lançaram, no último dia 15 de março, naquele município, o projeto “Cuidar - Primeira Infância: abrace essa ideia”, idealizado pelo NDH. O evento contou com uma coletiva de imprensa e um seminário temático, com a participação de mais de 130 pessoas, envolvendo ainda os municípios da região dos Cocais (Timbiras e Peritoró), o que potencializou o alcance dos resultados, em favor das crianças pequenas.
O Projeto Cuidar foi lançado oficialmente em novembro do ano passado, na cidade de São Luís, e funciona como instrumento de mobilização social voltado à Primeira Infância. Atualmente conta com mais de 30 embaixadores, entre entidades públicas e privadas.Em Codó, representando a DPE/MA, a defensora pública titular do Núcleo de Direitos Humanos, Clarice Binda, ministrou palestra com a temática “Estado do Maranhão: Marco Legal pela Primeira Infância”. Além da defensora, também participou do seminário a assistente social do NDH, Maria de Guadalupe Furtado, que colaborou na apresentação do projeto desenvolvido pela DPE/MA e parceiros.
Para a defensora Clarice Binda, o lançamento do Projeto Cuidar, em Codó, foi de grande importância, pois “demonstra o quanto está se desenvolvendo de forma exitosa, efetivando a ideia de mobilização social pela Primeira Infância, que deve ser prioridade em todos os setores da sociedade, e também em todas cidades do nosso estado”, ponderou.
O lançamento do projeto, do qual a Plan International é uma das instituições embaixadoras desde a fase de planejamento, aconteceu durante realização de um seminário específico coordenado pelo programa “Infância Feliz”, ferramenta supervisionada pela coordenação daquela unidade regional da Plan. O seminário conteve, em seu conteúdo programático, diversas atividades, dentre as quais palestras, debates, rodas de diálogos e apresentações artístico-culturais desenvolvidas por crianças do CMEI “Robson Rolim”.
Ainda conforme o programa do seminário, o gerente da Unidade de Programas da Plan de Codó, Anselmo Costa, coordenou uma roda de diálogos; a gerente técnica de saúde da Plan Brasil, Patrícia Sampaio, discorreu sobre o tema “A importância do Cuidado na Primeira Infância”, e a representante do Departamento de Proteção Social do Direito da Mulher, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Codó, Ana Lúcia Santos, falou sobre “Ações pensadas para a Primeira Infância no âmbito municipal”.
Encerrando as atividades do seminário, que teve a supervisão da coordenadora do Projeto Infância Feliz, Maria Rita Pereira, as educadoras sociais do Projeto Infância Feliz, Camila Maria e Leinad Alves promoveram um compartilhamento das experiências exitosas do projeto, realizadas pela equipe multidisciplinar em Codó, Timbiras e Peritoró, com grupos de crianças de 0 a seis anos, pais, mães, cuidadores e cuidadoras.
Avaliação – “O lançamento do Projeto Cuidar, em Codó-MA, foi um momento bastante oportuno para o fortalecimento das ações voltadas para a Primeira Infância, nesse município. Neste sentido, a Plan Brasil, por intermédio de sua Unidade de Programas de Codó e do Projeto Infância Feliz, que já realiza relevantes trabalhos envolvendo crianças de 0 a 6 anos, juntamente com suas famílias, parceiros comunitários e governamentais, sente-se engajada e encorajada a continuar como embaixadora do Projeto Cuidar”, avaliou Maria Rita.
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?