Foto:
Pela sexta vez consecutiva, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) foi uma das instituições parceiras na realização da 10ª edição da ação social “Coroado de Natal”, que aconteceu no último domingo. Na ocasião, as comunidades que integram o polo do Coroadinho tiveram acesso a uma variedade de serviços, que incluiu orientação jurídica, saúde, ações socioeducativas, palestras, atividades esportivas, culturais e de lazer. Realizada na Praça Nossa Senhora do Carmo, na Avenida dos Africanos, a edição deste ano teve por temática “Acessibilidade: direitos de todos”.
Durante o evento, a DPE/MA foi representada por uma equipe composta pelas coordenadoras dos Centros Integrados de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e de Proteção à Pessoa com Deficiência (Ciapd), as assistentes sociais Isabel de Fátima Amorim Lopizic e Lívia Carvalho, respectivamente. A psicóloga Márcia Regina Mendes, do Núcleo Psicossocial da instituição, também fez parte da equipe. Elas ministraram a palestra “Defensoria Pública nos Direitos e Garantias ao Cidadão”, cabendo a Lopizic a condução da palestra.
A atividade da DPE/MA aconteceu em uma das dependências da Escola Frei Alberto, onde também funcionou uma ação paralela desenvolvida pela equipe da 2ª Vara de Execução Penal de São Luís (VEP/SL), que ministrou palestra de orientação e esclarecimentos a respeito de andamento de processos na Justiça. Pela manhã, o local recebeu visitas do Juiz de Direito titular da 2ª Vara de Execução e um dos idealizadores da promoção, Fernando Mendonça; do secretário de Estado da Saúde, Luis Carlos Lula Almeida, ali representando a gestão estadual, e do advogado da OAB/MA, Gerson do Nascimento.
Promovida pela Rede Coroado de Natal, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e instituições público-privadas, a ação contou com torneios esportivos, exposição de artesanatos, além de palestras sobre a prevenção de doenças e emissão de documentos de identidade, de forma gratuita. Para o juiz Fernando Mendonça, a promoção anual tem por objetivo integrar as diversas forma de ações, além de fazer diferença na vida das pessoas. “O governo, a prefeitura e as instituições parceiras nos apoiaram com todas essas atividades em benefício da comunidade. Com essas parcerias se empodera as comunidades, através de uma articulação intersetorial que é o bem maior para benefício da população”, afirmou.
O ponto culminante desta edição, como destacou a coordenadora do Coroado de Natal, Maria Luzia da Silva, foi a presença do Papai Noel. O velhinho chegou no helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar do Maranhão, para distribuir presentes e alegria. A garotada também ficou entusiasmada com a recreação promovida pelos palhaços e com a estrutura de brinquedos levada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). Encerrando as atividades, houve a exibição de grupos de dança portuguesa e hip-hop em um palco montado na Praça Nossa Senhora do Carmo.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?