Voluntárias prestam serviços de excelência na sede da Defensoria Pública

05/12/2016 #Administração
img

Foto:

Mensalmente, cerca de 150 idosos chegam à sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) buscando auxílio no Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), no qual grande parte chega fragilizada e vítima de diversas violações a seus direitos. Com o objetivo de humanizar ainda mais o primeiro atendimento destinado a este público, deixando-os à vontade e emocionalmente em segurança para seu contato inicial com a instituição, um grupo de voluntários com mais de 65 anos presta serviços imprescindível para atuação do núcleo especializando, acolhendo esses cidadãos com esmero e cuidado peculiar à idade.

“Temos muito orgulho dos nossos voluntários. São pessoas dedicadas, responsáveis e com uma experiência de vida fundamental para o acolhimento do segmento da pessoa idosa. Nisso, todos ganham. Nós da Defensoria Pública, eles que ainda se sentem úteis, e a sociedade como um todo, o que é nosso principal objetivo”, disse a coordenadora Ciapvi, a assistente social e especialista em gerontologia Isabel de Fátima Lopizic.

Todos esses voluntários comemorarão, na próxima segunda-feira (05), o Dia Internacional do Voluntário, onde todo o trabalho desenvolvido por eles é reconhecido e comemorado.

NEP – Neste contexto, outro grupo que também comemora a data é o dos voluntários que compõem o Núcleo da Excelência Pública (NEP). No Maranhão, o núcleo possui cerca de 1500 voluntários que contribuem gratuitamente para a excelência de dezenas de instituições públicas. Para o assessor de planejamento da DPE, Luiz Gustavo Araújo, o grupo do Maranhão engrandece a atuação dos voluntários sendo, inclusive, referência nacionalmente.

Segundo pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 1 bilhão de pessoas são voluntárias em todo o mundo, a maioria trabalhando em seus países de origem. Embora o Brasil ocupe a 105ª posição no ranking dos países mais solidários, o país está entre os dez com o maior número de voluntários - cerca de 18 milhões. As informações são do levantamento World Giving Index 2015, realizado em 145 países pelo Instituto Gallup, sob a coordenação da ONG inglesa Charities Aid Foundation.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON