Foto:
O defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, acompanhou o Desfile da Independência na manhã desta quarta-feira (7), na Avenida Vitorino Freire, Areinha. Mais de 15 mil pessoas assistiram a um espetáculo que levou a história e os feitos heroicos das Forças Nacionais para a avenida. Organizado pelas Forças Armadas, por meio do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o desfile reuniu militares, estudantes e a população demonstrando o entusiasmo em reverenciar a Pátria neste grande ato cívico.
O momento foi de união e respeito pelo Brasil em lembrança justa aos partícipes da Independência, pontuou o governador Flávio Dino, que se fez presente no ato. Ele destacou que o evento representa a homenagem àqueles que lutaram e continuam a lutar pela grandeza do nosso país e pela soberania nacional. “É um momento em que mobilizamos a sociedade para o desfile militar celebrando os símbolos nacionais por amor ao país e àqueles que fazem o Brasil. Minha presença aqui representando o nosso Estado, o poder civil e a sociedade é para prestar essa homenagem aos que fizeram a Pátria ontem e que continuarão fazendo hoje. É uma tradição muito importante para o país e para o nosso Estado”, enfatizou o governador do Maranhão.
O desfile teve início às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís marcando o início do ato. Acompanhadas pela Banda Marcial da Polícia Militar, bandas municipais e estaduais, as escolas entraram na avenida desfilando temas ligados à história das Forças Armadas e das instituições ao longo dos tempos. Os estudantes traziam faixas e cartazes com mensagens alusivas à pátria e importância do ensino. A marcha dos militares e dos estudantes foram, passo a passo, tomando a avenida e levando emoção ao público. As cores vibrantes das fardas e o tom solene misturado à batida forte dos tambores animaram quem foi prestigiar o momento.
Foram 400 militares, 12 viaturas e a Banda de Música da instituição abrindo o desfile da Independência. Na passagem, o comandante cumprimentou veteranos de guerra e saudou o público.
Da rede estadual participaram do desfile cerca de 700 alunos do Colégio Militar Tiradentes, além de 267 alunos do Colégio Militar 2 de Julho e 50 estudantes da escola Salustiano Trindade. Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros também marcaram presença no tradicional desfile. Alunos da Escolinha de Música Dó Ré Mi, criada na gestão Flávio Dino, abriu a participação dos estudantes no ato cívico. Integrando a Polícia Militar do Maranhão, a unidade possui 110 alunos e funciona no Comando Geral da PM, no Calhau. São atendidas crianças e jovens carentes da capital de bairros como Ilhinha, São Francisco, Anjo da Guarda, Liberdade, Bequimão, Cidade Operária, Cidade Olímpica e Maiobão.
Fonte: Secap com informações da Ascom DPE
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?