Semana do Encarcerado é aberta em Caxias com participação da DPE/MA

23/08/2016 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública estadual (DPE/MA), por intermédio do seu Núcleo Regional em Caxias, participou, nesta segunda-feira, 22, do ato solene de abertura da XVII Semana do Encarcerado naquele município. A instituição foi representada pela defensora pública Juliana Rosso, que ao lado da juíza Marcela Santana Lobo, titular da 5ª Vara da comarca de Caxias, integrou o grupo de trabalho da audiência pública realizada no fórum local, no primeiro dia das atividades que acontecerão até o dia 26 deste mês. 

A audiência destacou a importância do trabalho e da educação no processo de ressocialização do custodiado. Na oportunidade, foi abordada a situação atual da UPR e da Casa de Albergado e a atuação dos especialistas penitenciários. O evento contou ainda com depoimentos de dois recuperandos e convocou os estudantes a refletirem sobre possibilidades de cooperação nas atividades desenvolvidas no sistema penitenciário. “As atividades se desenvolverão ao longo da semana, na UPR e da Casa de Albergado. Teremos ainda a inauguração de uma brinquedoteca, palestras e momentos de religiosidade”, informou Marcela Lobo.

A juíza Marcela Santana Lobo também ressaltou os números da unidade de ressocialização de Caxias, que hoje tem lotação de 194 presos, com capacidade para 82, ou seja, 137% acima do recomendável.

 Também participaram da audiência os diretores da Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias, Mauricio Monteiro; da Casa de Albergado de Caxias, Irene Serejo, assistentes técnicos com atuação no sistema prisional, representantes do Município, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), coordenadores dos cursos de Direito da FAI e da Facema, apenados e estudantes.

Em outras unidades, a exemplo da UPR de Chapadinha, foi realizada aferição de pressão, vacinação e testes rápidos de glicemia. Os presos participaram, ainda, de atividade religiosa. Na UPR de Açailândia houve apresentação cultural e palestra sobre trabalho e reintegração social. Na Unidade Prisional de Ressocialização de Rosário aconteceu a exposição de artesanatos e atividades religiosas. Na ocasião, mais de 20 apenados participaram diretamente dos trabalhos.

A Semana do Encarcerado, que este ano tem por temática “Trabalho e Educação: pilares para a efetivação do processo de reintegração social da pessoa privada de liberdade”, é realizada pela Secretaria Estadual da Justiça e da Administração Penitenciária. Em São Luís, o evento ocorreu de 13 a 21. No interior, as atividades acontecerão até sexta-feira, 26.

 

Fonte: Site do TJ/MA com informações da Ascom/DPE/MA

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON