DPE/MA, Cedima e MP discutem melhorias para idosos que vivem em casas de permanência

22/08/2016 #Administração
img

Foto:

As assistentes sociais da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), e Maria Guadalupe Barros, do Núcleo de Direitos Humanos da DPE e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), realizaram uma reunião com representantes do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) buscando fortalecer a parceria entre as três instituições e discutir demandas relacionadas a casas de permanência para idosos em São Luís.

De acordo com as servidoras da DPE/MA, esses lares apresentam irregularidades relacionadas à infraestrutura, vagas e atendimento, situações constatadas durante visitas aos estabelecimentos. “A velhice não é homogênea, cada um envelhece a sua forma, tem a sua cultura e suas crenças que devemos respeitar. Por isso, achamos necessário ministrar um curso para atualizar as pessoas acerca do melhor tratamento a pessoa idosa”, ressaltou Isabel Lopizic, acrescentando que é preciso oferecer um atendimento humanizado a esses idosos.

O promotor de Justiça José Augusto Cutrim Gomes concorda que seja necessário esse alinhamento de ações para que os resultados sejam efetivos e potencializados. “Nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos na garantia dos direitos dos idosos, pois só assim conseguiremos as melhorias almejadas”, destacou.

Ao final da reunião, ficou acertada a realização de visitas aos lares de permanência por integrantes da Defensoria, Cedima  e do MPMA para verificar os problemas apontados e, a partir disso, promover as melhorias estruturais e de atendimento necessárias. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON