Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) recebeu, esta semana, um grupo de estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que estiveram na instituição para conhecer a atuação da Defensoria na proteção e defesa da pessoa idosa. Os estudantes foram recepcionados pelo defensor geral do Maranhão, Werther de Moraes Lima Junior, e pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), a assistente social Isabel Lopizic.
Da visita participou um grupo de 30 alunos do 4º período do Curso de Medicina, liderados pela presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, no Maranhão (SBGG/MA), a professora e médica Jacira Nascimento Serra. Os acadêmicos conheceram as instalações e o funcionamento da DPE/MA e do Ciapvi, além da realidade dos idosos em situação de vulnerabilidade, atendidos pela instituição. A iniciativa, segundo Jacira Serra, refletirá de forma positiva na construção da relação entre os futuros médicos e pacientes.
Werther Lima Junior parabenizou a iniciativa da Ufma e, em especial, da professora do curso, desejando que essa parceria tenha continuidade. Depois, ele traçou um breve perfil da atuação da instituição, na capital e no interior, na assistência jurídica, de âmbito judicial e extrajudicial, às diversas questões que envolvem o idoso. Informou ainda que essa área conta com um Núcleo Especializado de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, onde atuam dois defensores, além do Ciapvi, que presta o acompanhamento social.
“A Defensoria é a instituição que garante a todo cidadão o acesso gratuito à Justiça, por isso é importante fazermos com que ela chegue a todas as comunidades carentes de nosso estado. De forma simplificada, costumo dizer que a Defensoria é a ponte entre o povo pobre e a justiça social”, disse. Ele finalizou, destacando a importância do prédio sede da Defensoria, considerado referência turística e arquitetônica do Centro Histórico de São Luís.
No acolhimento ao grupo, Isabel Lopizic proferiu ainda uma palestra sobre a importância da DPE/MA e do Ciapvi na Rede Integrada de Defesa da Pessoa Idosa. Houve ainda distribuição de material didático como o Estatuto do Idoso, folders e cartilhas para consultas e pesquisas.
Já a professora Jacira Nascimento destacou a visita como uma grande oportunidade para a formação desses futuros médicos. “A visita técnica ao Ciapvi foi uma experiência pioneira, proveitosa e exitosa para os discentes e docentes da Ufma. Agradecemos a todos, e, em especial a gentileza do defensor público geral, Werther Lima Júnior, pela acolhida. Iniciativa como essa faz parte da proposta de formação diferenciada dos futuros médicos do nosso estado”, frisou.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?