DPE encerra Campanha de Enfrentamento da Violência contra o Idoso

24/06/2016 #Administração
img

Foto:

Conscientização e alerta sobre a importância do combate à violência contra pessoa idosa bem como a garantia de direitos para o segmento foi tema de palestra voltada a estudantes do ensino médio de escola Erasmo Dias em Paço do Lumiar. A ação foi realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), através do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), em parceria com o Conselho Comunitário pela Paz.

O defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda, com atuação no Núcleo da Família, além de discorrer e apresentar dados sobre os tipos de abusos e negligências ocorridos contra a pessoa idosa, esclareceu dúvidas a cerca do funcionamento da DPE, destacou a missão e atribuições da instituição a fim de incentivar os estudantes a buscarem a garantia de seus direitos. “Queremos despertar a proatividade nos estudantes, fazendo com que eles se mobilizem com intuito de mudar a realidade vivida. Tanto no âmbito de violência contra o idoso quanto em todas as esferas que houver irregularidades”, destacou Thiago Josino.

Na última quinta-feira, 23, o Ciapvi também promoveu, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), um encontro com objetivo de discutir formas de melhorar os atendimentos realizados pela rede de proteção a pessoa idosa. Durante a reunião foi apresentadas maneiras de acesso aos serviços oferecidos pela da DPE e de como identificar, de acordo com a demanda, a instituição mais indicada para atender determinada demanda do idoso.

Ambas as atividades fecharam o ciclo de uma ampla programação da Campanha de Enfrentamento da Violência Contra o Idoso, lançada pela Defensoria no dia 1 de junho, que contou com diversos momentos, entre eles, diálogo intergeracional com usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na perspectiva da valorização da pessoa idosa, ocorrida no Teatro da Cidade de São Luís; palestras realizadas em escolas e faculdades da capital sobre violência e garantia de direitos da pessoa idosa com os defensores públicos Benito Pereira Filho e Cristiano Matos e as servidoras da Defensoria Guadalupe Barros, Lívia Carvalho e Natália Tinoco e representantes das instituições que compõem o Fórum de Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção ao Idoso (Femadi).

O defensor Reynaldo Mendes de Carvalho Filho e a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, também integraram a programação falando sobre tema “Violência contra a pessoa idosa: uma realidade oculta!” na Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ação - Houve também uma ação de cidadania no bairro Cohab com atendimentos médicos e de estética, atendimento comunitário pelo projeto “Em Defesa do Consumidor” com os defensores públicos Alberto Pessoas Bastos e Gabriel Santana Furtado, retirada de cartão do SUS, orientações feitas pela Hemomar quanto a doação de medula óssea, dentre outros serviços.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON