Servidores da DPE participam de palestra sobre mesário voluntário ministrada por representantes do TRE

23/06/2016 #Administração
img

Foto:

Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, desempate em concurso público e horas extracurriculares nas universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral foram algumas das vantagens de ser um mesário voluntário, apresentadas por representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), em palestra, que reuniu servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), no auditório da instituição, na última segunda-feira (20).

Segundo o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, de São Luís, Fábio Ximenes, a palestra de sensibilização é uma estratégia adotada este ano pela Justiça Eleitoral, no Maranhão, para mostrar a importância de participar do processo. “A exemplo da Defensoria, estaremos em outras instituições públicas, informando sobre as formas de adesão, além dos impeditivos, à atividade de mesário voluntário, despertando o interesse da comunidade em contribuir com a lisura do pleito”, explicou o coordenador da Comissão de Mesários Voluntários.

Integrante da mesma Comissão, a chefe de cartório da 76ª Zona Eleitoral, Vanessa Eulálio, informou que os interessados podem preencher a ficha de inscrição a qualquer momento, mas que grande parte dos mesários voluntários são nomeados pelo juiz eleitoral até o início de agosto, em função das eleições municipais de outubro próximo. “Temos intensificado o trabalho de sensibilização, visando chegar à realidade do estado de Tocantins, que hoje tem 100% de mesários voluntários e mantém, ainda, um cadastro de reservas, para as eventuais baixas”, relatou, lembrando que o maior de todos os benefícios para o mesário voluntário é o ganho social.

Todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, pode ser um mesário voluntário. Basta apenas preencher a ficha de inscrição, disponibilizada no sítio eletrônico do TRE Maranhão, ou no próprio cartório eleitoral. Os interessados também podem acessar a instituição, por meio do Disque-eleitor no 0800 0985000.           

Impeditivos - Não podem ser mesários os candidatos no pleito e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e também os menores de 18 anos. Quem for convocado e não puder trabalhar, deve apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que vai avaliar cada caso.

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON