Foto:
Com o objetivo de buscar parcerias que possibilitem à otimização do atendimento prestado à população trans, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, esteve reunida, nesta semana, com representante do Hospital Universitário. O HU mantém um Núcleo de Sexualidade, pioneiro no estado, que tem forte atuação nas demandas de readequação sexual da população trans.
A reunião contou com a participação das defensoras titulares do Núcleo LGBT, Ana Lourena Moniz Costa e Lindevania de Jesus Martins Silva, da assistente social Lila Barbosa Costa, do Núcleo Psicossocial, da DPE/MA, e da chefe do Setor de Ginecologia do Hospital Universitário, a médica Márcia Sousa.
“A nossa intenção inicial foi compreender os procedimentos médicos e também os protocolos atinentes à prestação de serviço voltado ao segmento trans, a fim de aperfeiçoarmos o trabalho que a Defensoria já realiza na proteção dos direitos de populações vulneráveis como esta, cujas necessidades são muito específicas. Esperamos estabelecer parceiras que poderão fortalecer os atendimentos especializados de ambos os setores”, explicou Lindevania Martins.
A representante do Núcleo de Sexualidade do HU esclareceu quais os tratamentos disponíveis no estado e no país e os resultados obtidos em benefício da população trans.
Segundo Ana Lourena Costa, durante o encontro também foram discutidas ações conjuntas entre as duas instituições para viabilizar o acesso direto dos assistidos do Núcleo aos serviços prestados pelo HU, bem como capacitações mesclando os aspectos jurídicos e médicos de importância para mulheres e homens trans.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?