Foto:
A assistente social Lila Barbosa, que compõe o corpo técnico do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), participou mesa de abertura da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia, cujo tema é “Eu tenho um nome, eu tenho uma identidade”. O evento, que é promovido pelo Fórum de ONGs LGBT do Estado do Maranhão e conta com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), tem o objetivo de reafirmar a agenda de políticas públicas para o segmento LGBT, visando à redução do preconceito, discriminação e homofobia, através do debate de temas como nome social, segurança pública, saúde, entre outros.
Segundo Lila Barbosa, a Defensoria Pública tem reforçado sua atuação de defesa do segmento com a atuação dos defensores públicos, na capital e no interior, ajuizando ações de reconhecimento da união estável, mudança de nome social, indenização em casos de discriminação, dentre outras. Além disso, trabalha no combate à violência por meio de sensibilização, com a distribuição de cartilhas dentre outras peças educativas.
Durante a semana, entre outros debates, será lançada a campanha em defesa do uso do nome social por pessoas trans e o edital para escolha dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Estadual LGBT. A programação da Semana acontece até a tarde de sexta-feira (20), gratuita e aberta ao público interessado.
Estiveram presentes no evento Babalu Rosa, representando o Fórum Estadual LGBT; Thiago Viana, representando a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); Marcus Alexandre Assaiante, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MA e o deputado estadual, Zé Inácio.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?