Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu posse, nesta segunda-feira (09), a nova defensora pública Juliana Achilles Guedes. A mineira completa o quadro de defensores, que passa a contar com 159 membros da carreira com atuação na capital e no interior do Estado. Juliana Guedes foi empossada durante solenidade conduzida pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida. Também participaram do evento o subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda, o corregedor geral da DPE/MA, Antonio Peterson Rêgo Leal, demais servidores da instituição e familiares da empossada.
Na ocasião, Mariana Albano desejou boas-vindas à nova defensora, almejando sucesso no desempenho de suas atribuições. “A partir de agora, a Dra. Juliana Guedes entra para a rica história da Defensoria Pública, que ao longo dos seus 15 anos tem, direta ou indiretamente, colaborado para melhoria de indicadores sociais, na medida em que facilita o acesso do cidadão aos seus direitos. Que ela possa fortalecer ainda mais nossa atuação, que a princípio será no interior do Estado. Seja bem-vinda à instituição e conte sempre conosco”.
O subdefensor destacou a qualidade técnica do quadro profissional da DPE e o papel do defensor na sociedade. “A Defensoria Pública tem um papel de destaque no país, uma referência para outros estados no que diz respeito à sua atuação em favor da população socioeconomicamente vulnerável, além dos aspectos remuneratórios e administrativos, todos fundamentados pela atuação aguerrida dos defensores públicos que estão construindo uma instituição cada vez mais forte e Dra. Juliana Guedes, com certeza vem para unir forças nessa batalha”, disse Thiago Josino.
Já Antonio Peterson falou da importância do incremento dos membros da carreira para melhorar o acesso do cidadão hipossuficiente à Justiça. “É sempre muito bom receber novos colegas que chegam à carreira para fortalecer a Defensoria Pública, que é uma instituição diferenciada dentro do sistema de Justiça. Tenho certeza que a defensora empossada prestará um grande serviço à população maranhense e desejo que suas atividades sejam coroadas de êxito”.
Juliana Guedes, que também foi aprovada no concurso para defensor público no Rio Grande do Norte, mas escolheu assumir cargo na Defensoria maranhense, disse que sempre desejou trabalhar em favor da população menos favorecida. “Sempre quis ajudar as pessoas, coisa que vem de família e, agora, com essa missão como foi bastante citado aqui, buscarei por meio da minha atuação no sistema de Justiça maranhense ser ainda mais útil para melhorar a qualidade de vida do povo maranhense, garantindo direitos que, inclusive, muitos desconhecem”, concluiu. Ela assume a vaga deixada por Francisco Helio Porto Carvalho, que ingressou, recentemente, na carreira de promotor de Justiça.
Também presente, a ouvidora externa da DPE, Rosicleia Costa falou sobre a parceria contínua e exitosa entre Defensoria Pública e movimentos sociais. “Costumo dizer que ser defensor publico não é profissão e sim uma missão. Missão de garantir aos mais pobres o verdadeiro e integral acesso à Justiça, missão de resguardar direitos à população maranhense. Desejo, em nome da sociedade civil organizada, que a nova defensora aproxime-se dos movimentos sociais e possa conhecer a realidade das pessoas e, assim, fazer um trabalho de excelência”.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?